O senador eleito e ex-governador do Piauí, Wellington Dias (PT), vai assumir o comando do Ministério do Desenvolvimento Social, pasta cobiçada pela senadora Simone Tebet (MDB). O petista vai ser anunciado pelo presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em coletiva prevista para a manhã desta quinta-feira (22).
Em 2 de outubro, Dias foi eleito para o Senado pelo Piauí. O ex-governador do Estado teve 962.194 votos, ou seja, 51,34% dos votos válidos. Também foi 4 vezes governador do Estado, de 2003 a 2011 e de 2015 a abril de 2022.
Veja mais:
Simone Tebet é sondada por aliados de Lula e recusa assumir Ministério do Meio Ambiente
Simone diz a aliados que vai recusar ministério decorativo e só aceita Desenvolvimento Social
PT resiste dar comando do Bolsa Família a Simone e senadora pode ir para o Meio Ambiente
Durante a campanha e logo depois da eleição havia a expectativa de Lula colocar poucos senadores aliados na Esplanada dos Ministérios. A ideia era deixar nomes de confiança e com alta capacidade política na Casa Alta para defender os interesses do novo governo. A oposição bolsonarista deve ser forte no Senado.
Dias assume a pasta que era o sonho de Simone. Ele confirmou o convite de Lula ao site Poder 360. O ministério vai ficar responsável pelo Bolsa Família, que vai pagar R$ 600 para famílias carentes e se transformou na principal vitrine do PT na área social.
Sem mandato a partir de fevereiro de 2023, Simone recusou a proposta para assumir o ministério do Meio Ambiente ou da Agricultura, segundo os jornais nacionais. Ela tem alegado a aliados que não vai aceitar um cargo decorativo na gestão de Lula.
Em terceiro na disputa presidencial e com 4,9 milhões de votos, a emedebista passou a exigir espaço de destaque na esplanada.