O JacaréO Jacaré
    Facebook Instagram Twitter
    O Jacaré O Jacaré
    • Início
    • Últimas Notícias
    • Sobre o que falamos
    • Nosso Livro
    • Converse com a gente
    Home»Opinião»Economia Fora Da Caixa – Copa do mundo da economia: Argentina e França no acordo Mercosul – União Europeia
    Opinião

    Economia Fora Da Caixa – Copa do mundo da economia: Argentina e França no acordo Mercosul – União Europeia

    Edivaldo BitencourtBy Edivaldo Bitencourt18/12/20223 Mins Read
    Facebook Twitter WhatsApp Telegram Email LinkedIn Tumblr
    WhatsApp Facebook Twitter Telegram LinkedIn Email
    Albertino Ribeiro

    Chegou o grande dia. A finalíssima da Copa do Mundo, hoje ao meio-dia deste domingo (18), dará ao mundo um tricampeão mundial. Argentina de Messi ou a França de Mbappé? Apenas uma delas se tonará campeã pela terceira vez.

    Em uma disputa de Copa do Mundo, o céu de uma seleção significa o inferno de outra, pois não existe uma relação “Ganha – ganha”, mas a triste realidade ganha ou perde. Puxa, acabei lembrando de uma fala da querida presidente Dilma, mas acho melhor ficar quieto. Então prossigamos!

    Veja mais:

    Economia Fora Da Caixa: As semifinais da economia: Argentina e Croácia

    Economia Fora Da Caixa: Países da Copa e suas economias – Coreia do Sul

    Economia Fora Da Caixa – COP 27: Todo liberal deveria defender o meio ambiente

    Por seu turno, num acordo comercial entre países ou blocos econômicos, embora possa dar zebra, existe a possibilidade de todos ganharem, se o acordo for justo e simétrico para as partes. Entretanto, o acordo Mercosul-União Europeia ainda está longe de um ponto de equilíbrio, que permita uma relação “Ganha-ganha”.

    Dentro do bloco europeu, a França é o país que mais se opõe ao acordo comercial. Sua resistência, por incrível que pareça, colocou do mesmo lado o presidente Emmanuel Macron e a candidata derrotada na última eleição Marine Le Pen. O primeiro é contra o acordo – pelo menos faz-se acreditar – por questões ambientais, pois os países sul americanos, principalmente o Brasil, não estariam cumprindo metas de redução na emissão de carbono.

    Por seu turno, a candidata de extrema direita preocupa-se com o que chamou de concorrência desleal, que o agronegócio francês sofreria com o acordo. Aliás, a França é a maior potência agrícola da União Europeia, respondendo por 25% da produção total do bloco.

    Preocupados com o poderoso ataque vindo dos trópicos, os produtores franceses também são contra o acordo, pois, segundo eles, os produtos agrícolas argentinos e brasileiros possuem maior escala de produção, além de não serem submetidos às mesmas regras rígidas impostas pela comunidade europeia. Assinar o tratado seria para eles uma tática temerária, que resultaria na falência de vários produtores, gerando desemprego e perda de renda.

    Por sua vez, a Argentina, que possui vantagens comparativas na produção de carnes, soja e milho em relação aos franceses, terá acesso a um grande mercado, que poderá trazer mais divisas para a economia argentina, mitigando sua maior debilidade: a insuficiência em seu banco de reservas cambiais. Estima-se que os dois blocos juntos tenham um mercado (um público pagante) de 780 milhões de pessoas.

    Podemos perceber que a França quer jogar na defesa e manter o protecionismo ao seu agronegócio, mas esquece que o setor industrial terá grandes vantagem sobre os concorrentes argentinos, pois, além de ter uma maior escala produtiva, possui também superioridade tecnológica, que promove redução de custos e propicia maior qualidade técnica no jogo do comércio mundial.

    Exatamente por isso, a Argentina deve abrir demais sua defesa porque poderá deixar sua indústria muito vulnerável. Esta poderá desaparecer, dada a velocidade que o ataque francês irá imprimir ao ritmo da concorrência. Dessa forma, se não tomar os devidos cuidados, as manufaturas dos torcedores de Messi e Maradona não terão condições de impedir o que poderá ser um verdadeiro “chocolate.”

    albertino ribeiro argentina x França copa do mundo da economia economia fora da caixa opinião

    POSTS RELACIONADOS

    Economia Fora Da Caixa – O relatório Payroll e o difícil equilíbrio entre emprego e inflação

    Opinião 09/06/20253 Mins Read

    Economia Fora Da Caixa – O que parece ser o forte, na verdade é a fraqueza do PIB brasileiro

    Opinião 02/06/20253 Mins Read

    Economia Fora Da Caixa – Inteligência Artificial e a torre de Babel

    Opinião 26/05/20253 Mins Read

    No Divã Em Paris – UTI virou refúgio para medroso

    Opinião 03/05/20253 Mins Read

    Comments are closed.

    As Últimas

    Em meio a debate de corte de gastos, Motta apresenta proposta que eleva ganhos de políticos

    BR 12/06/20252 Mins Read

    Trio bolsonarista de MS vota contra, mas Câmara eleva pena para posse de arma de uso proibido

    MS 12/06/20253 Mins Read

    INSS deve corresponder à confiança de aposentados, diz ministro

    BR 12/06/20254 Mins Read

    Brasil poderá ter novo recorde na produção de grãos na safra 2024/2025

    BR 12/06/20253 Mins Read

    A verdade que você não lê por aí!

    Siga nossas redes:

    Facebook Twitter Instagram
    O Jacaré
    • Início
    • Últimas Notícias
    • Sobre o que falamos
    • Nosso Livro
    • Converse com a gente
    Categorias
    • AGRO
    • BR
    • Campo Grande
    • charge
    • JORNALISMO INVESTIGATIVO
    • Livro
    • MS
    • Mundo
    • Opinião
    • Seu Bolso
    © 2025 Todos os direitos reservados.

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.