O ex-prefeito Waldeli dos Santos Rosa (MDB) foi um dos 17 alvos da operação da Polícia Federal contra bolsonaristas por atos antidemocráticos em Mato Grosso do Sul. O mandado determinado pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, foi cumprido nesta quinta-feira (15) no escritório do político em Costa Rica.
“Foi tranquilo, perguntaram se tinha armas e revistaram umas gavetas”, relatou o emedebista. Um dos políticos mais ricos de Mato Grosso do Sul e prefeito de Costa Rica por quatro mandatos, Waldeli entrou na mira após defender as manifestações para impedir a posse do presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
Veja mais:
PF cumpre 17 mandados de busca e apreensão contra bolsonaristas em MS
PF cumpre mandados contra bolsonaristas em MS por ordem de Alexandre de Moraes
Mulher de deputado eleito incentiva ataques durante “fúria bolsonarista” em Brasília
Ele chegou a gravar áudio em que orientava os bolsonaristas a realizar bloqueios de rodovias e da cidade em protesto contra a derrota de Jair Bolsonaro (PL).
Em nota sobre a operação, ele reafirmou o seu compromisso com a democracia. “O empresário e ex-prefeito de Costa Rica/MS, Waldeli dos Santos Rosa, esclarece, por meio desta nota, que dentro da estrita legalidade, sempre se expressará para apoiar e defender a democracia, o estado democrático de direito e as liberdades individuais e coletivas previstas na Constituição do Brasil”, pontuou.
Sobre a intimação, o ex-prefeito não informou a data, mas que pedirá para mudar o dia porque tem viagem marcada para o mesmo dia. “Reafirma o seu compromisso com a justiça, em defesa do Brasil e dos menos favorecidos, recebendo com naturalidade a informação de que deverá prestar esclarecimentos acerca da sua defesa em prol da liberdade de expressão”, destacou.
Sobre a operação de hoje, ele a comparou com uma tempestade. “A tempestade, quando vem, desperta em todos o medo, que é natural. Mas aquele que ousa enfrentá-la, sabe que após a tormenta vem a luz, irradiando amor, poesia e vida sobre todos”, afirmou.
Confira a nota na íntegra:
“NOTA DE ESCLARECIMENTO
O empresário e ex-prefeito de Costa Rica/MS, Waldeli dos Santos Rosa, esclarece, por meio desta nota, que dentro da estrita legalidade, sempre se expressará para apoiar e defender a democracia, o estado democrático de direito e as liberdades individuais e coletivas previstas na Constituição do Brasil.
Reafirma o seu compromisso com a justiça, em defesa do Brasil e dos menos favorecidos, recebendo com naturalidade a informação de que deverá prestar esclarecimentos acerca da sua defesa em prol da liberdade de expressão.
A coragem, já dizia Winston Churcill, é a primeira das qualidades humanas, pois garante todas as outras. A tempestade, quando vem, desperta em todos o medo, que é natural. Mas aquele que ousa enfrentá-la, sabe que após a tormenta vem a luz, irradiando amor, poesia e vida sobre todos e, lembrando de poesia, lembramos do nosso inigualável Guimarães Rosa, na obra Grande Sertão Veredas, quando como se a pensar nos dias atuais, escreveu que “O correr da vida embrulha tudo, a vida é assim: esquenta e esfria, aperta e daí afrouxa, sossega e depois desinquieta. ]
O que ela quer da gente é coragem.!”
Waldeli dos Santos Rosa 15 de dezembro de 202″