O presidente nacional do MDB, deputado federal Baleia Rossi, garantiu que Simone Tebet vai fazer parte da cota do partido no Governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT). A afirmação foi feita em reunião com os deputados federais emedebistas. A senadora de Mato Grosso do Sul é cotada para comandar o Ministério do Desenvolvimento Social.
Rossi foi o fiador da candidatura de Simone a presidente da República. A emedebista obteve 4,9 milhões de votos e ficou em 3º lugar na eleição presidencial deste ano. Ela acabou sendo candidata mesmo com a oposição dos caciques, como Renan Calheiros, Jader Barbalho e Eunício Oliveira.
Veja mais:
Sem mandato em 2023, Simone é abandonada pelo MDB na disputa por ministérios
PT teme que Simone vira “Moro 2” e nomeação de senadora em ministério de Lula depende do MDB
Simone diz que Governo Lula precisa dar certo e não trabalha de olho em cargo
Em fim de mandato no Senado e com grande rejeição em Mato Grosso do Sul, a senadora ganhou projeção nacional e foi considerada fundamental na campanha de Lula no segundo turno. Ela não só decidiu pedir votos como se engajou na eleição do petista.
Dada como nome certo no ministério, Simone passou a enfrentar resistências no PT, que teme uma espécie de “Moro 2”, e até no próprio partido. Deputados e senadores do MDB não querem incluí-la na cota do partido para ganhar mais espaço no Governo Lula.
Sem o respaldo do partido, a senadora corria o risco de ficar fora da esplanada dos ministérios. No entanto, Rossi tem assegurado que Simone vai entrar na cota do MDB. O partido quer duas pastas, como Desenvolvimento Social, Minas e Energia e Desenvolvimento Regional.