O JacaréO Jacaré
    Facebook Instagram Twitter
    O Jacaré O Jacaré
    • Início
    • Últimas Notícias
    • Sobre o que falamos
    • Nosso Livro
    • Converse com a gente
    Home»MS»Riedel mantém organograma com 11 secretarias, mas cria 16 secretarias executivas
    MS

    Riedel mantém organograma com 11 secretarias, mas cria 16 secretarias executivas

    Edivaldo BitencourtBy Edivaldo Bitencourt06/12/20224 Mins Read
    Facebook Twitter WhatsApp Telegram Email LinkedIn Tumblr
    WhatsApp Facebook Twitter Telegram LinkedIn Email
    Riedel e o vice-governador eleito, Barbosinha, apresentaram o novo organograma na Assembleia (Foto: Divulgação)

    O governador eleito Eduardo Riedel (PSDB) vai manter mesmo número de secretarias do segundo mandato de Reinaldo Azambuja (PSDB), com 11 pastas. No entanto, o organograma apresentado aos deputados estaduais prevê a criação de 16 secretarias executivas, que não existem atualmente, e do Conselho de Estado.

    Na reunião na Assembleia, com os deputados estaduais, o tucano afirmou que o objetivo é dar mais eficiência à administração estadual. “O organograma apresentado visa otimizar a estrutura de governo para dar resultado eficiente para a sociedade. Esse é um processo contínuo”, explicou, conforme a assessoria.

    Veja mais:

    Quatro deputados são cotados e critério político pode definir secretariado de Riedel

    Riedel pode nomear dois eleitos e abrir vaga para suplentes na Assembleia e na Câmara dos Deputados

    Riedel informou gasto de R$ 9,6 milhões, R$ 266 mil acima do teto permitido pela lei eleitoral

    “Não houve aumento e nem diminuição de secretarias, mas houve mudanças de conceitos em algumas delas, como, por exemplo, a Seinfra, que abarca todo o processo de logística do Estado. A Seinfra é a ferramenta, a condução, a obra, a estrada, a ponte. Agora, pensar logística, que é a ferrovia, as estradas prioritárias, as ações para gerar resultados será atribuição da Seilog”, disse o governador eleito.

    A principal novidade será a criação de novos cargos, o de secretário executivo, uma espécie de subsecretário, que não existe no organograma atual e será criado no novo modelo a ser aprovado pelos deputados estaduais. Serão 16 Secretarias Executivas.

    A pasta como mais secretários executivos – cinco – será a Semadesc (Secretaria Estadual de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação), que vai substituir a Semagro e manterá o status de supersecretaria.  As secretarias executivas vão contemplar Desenvolvimento Econômico Sustentável; Qualificação Profissional e Trabalho; Ciência, Tecnologia e Inovação; do Meio Ambiente; e de Agricultura Familiar, dos Povos Originários e Comunidades Tradicionais.

    A Casa Civil ganha mais poderes ao ganhar a Casa Militar e passará a contar com duas secretarias executivas, a de Gestão Política com a Capital e do Interior. O modelo é semelhante ao adotado por Zeca do PT, quando foi governador, que tinha pastas voltadas para a articulação com os municípios do interior e com as lideranças dos bairros de Campo Grande.

    A Secretaria de Governo vai ter três secretarias executivas, voltadas para a comunicação, transformação digital e de gestão estratégia e municipalismo. A novidade será a criação do Escritório de Relações Internacionais, deve ser em decorrência da Rota Bioceânica para garantir maior intercâmbio com os países, como Paraguai, Chile e Argentina.

    A SEDHAS (Secretaria de Direitos Humanos e Assistência Social) perde o trabalho, já que a Fundação do Trabalho vai para a Semadesc. No entanto, a pasta terá três secretarias executivas, de Assistência Social, de Direitos Humanos e de Orientação e Defesa do Consumidor.

    A SETESCC (Secretaria de Turismo, Esporte, Cultura e Cidadania) substituirá a Secretaria de Cultura e Cidadania. A pasta não terá secretaria executiva, mas vai contar com as fundações de Cultura e Esportes.

    A Seinfra será substituída pela nomenclatura Seilog (Secretaria de Infraestrutura e Logística). Haverá a criação de um cargo de assessoria especial de logística. A MS-Gás deixa a pasta para ser alocada na Semadesc.

    A Sejusp (Secretaria de Justiça e Segurança Pública) será mantida com o mesmo nome e dois secretários executivos, de Segurança Pública e de Justiça. A Polícia Penal vira órgão independente vinculada ao titular da pasta.

    A Secretaria Estadual de Saúde vai ganhar um novo cargo, o de diretor de Governança e Gestão Hospitalar. Não haverá mudança nas secretarias de Educação e de Fazenda. A SAD terá uma secretaria executiva, de Licitações.

    O presidente da Assembleia, Paulo Corrêa (PSDB), garantiu empenho do parlamento em aprovar a proposta em regime de urgência antes da conclusão dos trabalhos deste ano.

    Riedel não divulgou o custo estimado da nova estrutura do Governo estadual. No último debate da TV Morena, ele se notabilizou por ter estimativa de custos para tudo.

    assembleia legislativa d ems contas públicas Destaque eduardo riedel eleito governador eleições 2022 novo organograma do estado

    POSTS RELACIONADOS

    Capital terá protesto contra PEC que transforma Congresso em “bunker do crime organizado”

    MS 20/09/20254 Mins Read

    Condenado na Lama Asfáltica, Giroto volta ao PL e tenta a volta por cima como bolsonarista

    MS 20/09/20253 Mins Read

    Com Trump, aprovação de Lula decola e ruim/péssimo cai de 57% para 39%, diz Ranking

    MS 05/08/20253 Mins Read

    Jair de tornozeleira: bolsonaristas de MS falam em ditadura, perseguição e afronta a Trump

    MS 18/07/20256 Mins Read

    Comments are closed.

    As Últimas

    Blindagem caiu em 2001 após livrar até deputado acusado de esquartejar inimigos com motosserra

    BR 20/09/20256 Mins Read

    Capital terá protesto contra PEC que transforma Congresso em “bunker do crime organizado”

    MS 20/09/20254 Mins Read

    Liberdade de expressão: justiça rejeita ação de presidente da Cassems contra críticas de policial

    MS 20/09/20254 Mins Read

    Jornada exaustiva e solidão afetam saúde mental de caminhoneiros

    BR 20/09/20258 Mins Read

    A verdade que você não lê por aí!

    Siga nossas redes:

    Facebook Twitter Instagram
    O Jacaré
    • Início
    • Últimas Notícias
    • Sobre o que falamos
    • Nosso Livro
    • Converse com a gente
    Categorias
    • AGRO
    • BR
    • Campo Grande
    • charge
    • JORNALISMO INVESTIGATIVO
    • Livro
    • MS
    • Mundo
    • Opinião
    • Seu Bolso
    © 2025 Todos os direitos reservados.

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.