Com a eleição do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), a senadora Simone Tebet (MDB) deve assumir o posto de protagonista de Mato Grosso do Sul na Esplanada dos Ministérios em Brasília. A emedebista é cotada para assumir o Ministério da Agricultura ou uma outra pasta na área social, como o Ministério da Cidadania.
Em 3º lugar na disputa presidencial deste ano após obter 4,9 milhões de votos, Simone vai substituir a deputada federal Tereza Cristina (PP), do Centrão, como a sul-mato-grossense com maior prestígio na administração federal.
Veja mais:
Simone parabeniza Lula pela vitória e festeja: “venceu a democracia e a verdade”
A volta por cima: com 60 milhões de votos, Lula derrota Bolsonaro e será presidente pela 3ª vez
Bolsonaro vence em MS, mas Lula consegue ampliar votação do PT no Estado
A senadora do MDB sonha com o Ministério da Educação. No entanto, a pasta faz parte das prioridades do PT, que inclui a área social.
De acordo com jornais nacionais, Simone é cotada para a Agricultura, mesma pasta comandada por Tereza Cristina. No entanto, a senadora não é representante da bancada ruralista no Congresso Nacional e não tem o mesmo trânsito da senadora eleita entre as lideranças do agronegócio.
Na prática, Simone e Tereza vão promover um troca-troca. A deputada federal vai assumir a vaga da emedebista no Senado. E a senadora poderá assumir o posto que foi de Tereza na gestão de Jair Bolsonaro (PL).
O atual presidente nomeou dois sul-mato-grossenses para o ministério. Além de Tereza, o médico Luiz Henrique Mandetta (União Brasil) comandou a saúde até brigar com Bolsonaro sobre as medidas recomendas para evitar o colapso dos hospitais durante a pandemia da covid-19.