O candidato de oposição, Capitão Contar (PRTB), e o governista Eduardo Riedel (PSDB), estão empatados em 46% a 46% na disputa do Governo de Mato Grosso do Sul, segundo pesquisa divulgada nesta segunda-feira (24) pelo Real Time Big Data, da TV Record. É o segundo instituto a apontar disputa voto a voto no Estado.
Na última sexta-feira, o Ipec, em levantamento divulgado pela TV Morena, também apontou empate, mas de 45%, entre os dois candidatos, o deputado de oposição e o afilhado de Reinaldo Azambuja (PSDB).
Veja mais:
Mudança ou continuidade? Capitão Contar e Riedel travam a disputa mais acirrada da história
Pesquisa Ipec aponta empate entre Capitão Contar e Eduardo Riedel: 50% a 50% no 2º turno
Realizado entre os dias 21 e 22 deste mês, o levantamento do Real Time ouviu mil eleitores em MS. A margem de erro é de 3% para mais ou menos. A pesquisa foi registrada do Tribunal Regional Eleitoral com o número MS-01621/2022.
Como a segunda pesquisa, divulgada na semana passada, foi suspensa pela Justiça Eleitoral, O Jacaré não vai poder comparar a evolução entre os candidatos. A censura foi solicitada pela coligação de Eduardo Riedel.
Conforme o levantamento divulgado hoje, os dois candidatos possuem 46%, brancos e nulos somam 4%, mesmo percentual de indecisos.
Na faixa por renda, o tucano lidera entre os mais pobres, com renda de até dois salários mínimos, com 49% contra 42% do candidato de oposição. No grupo de dois a cinco salários, Capitão Contar tem 50% contra 43% do candidato do PSDB. Já entre os mais ricos, com renda acima de cinco salários, há empate técnico, com o deputado registrando 47% contra 45% do ex-secretário estadual de Infraestrutura.
Riedel ganha entre as mulheres, com 48% a 40%. Já Capitão Contar mantém a dianteira entre os homens, com 53% a 44%.
A mesma divisão ocorre considerando-se a religião. Entre os católicos, o candidato do PSDB tem 49%, contra 41% do capitão do Exército. Já entre os evangélicos, Capitão Contar tem 55%, contra 39% de Riedel.
Capitão Contar lidera em três regiões: 49% a 41% na Capital; 47% a 40% no centro-norte; e de 46% a 45% no leste. Riedel ganha em duas regiões: 53% a 44% no sudoeste; e de 46% a44% no Pantanal.
Esta é a primeira de uma avalanche de pesquisas que serão divulgadas nesta semana. Na quarta-feira (26) serão divulgadas as pesquisas do Novo Ibrape/Campo Grande News e Veritá. Na quinta-feira (27), está prevista outra do Instituto Ranking Brasil e do Serpes/TV Morena.
Na sexta-feira (28), estão previstas novas pesquisas do Paraná Pesquisas e Veritá. No sábado, há registros para divulgação de novos números do Ipec/TV Morena, Ranking e Veritá.
No primeiro turno, apenas o Veritá apontou Capitão Contar, em primeiro, e Riedel, em segundo, na disputa do segundo turno em MS.