A primeira pesquisa do Ipec, divulgada pela TV Morena nesta sexta-feira (21), mostra empate entre o candidato a governador de oposição, Capitão Contar (PRTB), e o da situação, Eduardo Riedel (PSDB). Conforme o instituto, que errou feio no primeiro turno, a disputa pelo Governo de Mato Grosso do Sul será voto a voto.
Conforme o Ipec, considerando-se os votos totais, o deputado estadual e o ex-secretário estadual de Infraestrutura possuem 45%, enquanto votos nulos e brancos seriam 6% e indecisos, 5%.
Veja mais:
Riedel diz que é necessário criar “ambiente favorável” para atração de novas indústrias a MS
Capitão Contar defende redução de impostos para atrair negócios e tornar empresas mais competitivas
TRE multa em R$ 5 mil por vídeo e até áudio difamatório em grupo de aplicativo
A ex-Ibope contraria pesquisa do Instituto Ranking Brasil, também divulgada hoje, de que Riedel vence a disputa com uma vantagem de oito pontos: 54% para o candidato de Reinaldo Azambuja (PSDB) contra 46% do oposicionista.
Preocupado em sondar com segurança o humor do eleitorado, após o fiasco no primeiro turno, o Ipec pesquisou o potencial de voto de cada candidato. Capitão Contar pode chegar a 54%, somando-se os 38% que votariam com certeza e os 16% que poderiam votar no deputado.
O ex-secretário pode chegar a 60%, resultado de 37% que votariam com certeza e 23% que poderiam votar no candidato de Reinaldo. Contar é rejeitado por 26%, enquanto o tucano por 22%.
Até o momento, três institutos – Serpes, Real Time Big Time e Veritá – apontam a vitória do Capitão Contar em MS, enquanto dois – Ranking e Novo Ibrape – apontam a vitória de Eduardo Riedel. O Ipec aponta empate.
O Ipec ouviu 800 pessoas entre os dias 19 e 21 deste mês em 28 cidades. A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou menos. A pesquisa foi registrada no Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso do Sul (TRE-MS) sob o número MS-07115/2022 e no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o protocolo nº BR-06947/2022.
O Tribunal Regional Eleitoral suspendeu a divulgação das pesquisas do Serpes/TV Morena e Real Time/TV Record. No primeiro turno, todas as pesquisas do Ipec foram suspensas pela Justiça Eleitoral. Como mostrou empate entre os dois candidatos, o instituto aposta na sorte de que desta vez não corre risco de ser obrigado a apagar os dados deste levantamento.