O candidato a governador Capitão Contar (PRTB) lidera com 55,3% dos votos válidos, contra 44,7% de Eduardo Riedel (PSDB), segundo pesquisa do Serpes, divulgada nesta segunda-feira (17) pela TV Morena. O tucano tem a maior rejeição. É a segunda pesquisa do dia que aponta a vitória do oposicionista na disputa pelo Governo de Mato Grosso do Sul.
Considerando-se os votos totais, Capitão Contar tem 47,8%, Riedel fica com 38,7%, enquanto brancos e nulos somam 7,3% e indecisos, 6,3%. A margem de erro é de 3,5 pontos percentuais para mais ou menos.
Veja mais:
Capitão Contar cresce e chega a 57%; Riedel cai e fica com 43%, diz Real Time
Juiz tenta por freio na campanha difamatória de stories, grupos de WhatsApp a horário eleitoral
Ranking aponta estabilidade na disputa: Riedel com 53,30% contra 46,70% de Capitão Contar
A vantagem do deputado sobre o candidato ded Reinaldo Azambuja é de 10,6 pontos percentuais. Esta é a primeira pesquisa realizada pelo Serpes em Mato Grosso do Sul. O instituto foi contratado pela TV Morena para dar uma maior fotografia da disputa após os erros do Ipec no primeiro turno.
O candidato do governado Reinaldo Azambuja (PSDB) lidera a rejeição. Conforme o Serpes, 20,2% dos eleitores não votariam de jeito nenhum no tucano, enquanto 17,7% não votariam no deputado. Por outro lado, 62,7% não rejeitam nenhum dos candidatos.
A TV Morena manteve o contrato com o Ipec, que deverá divulgar o primeiro levantamento do segundo turno na próxima sexta-feira (21).
A pesquisa do Serpes é a segunda a indicar a vitória de Capitão Contar nas eleições deste ano. O Real Time Big Data, da TV Record, também apontou o deputado na frente, com 57%, contra 43% de Riedel.
Foram ouvidas 812 pessoas entre os dias 12 e 15 de outubro, de 29 municípios sul-mato-grossenses, pelo Serpes/TV Morena. A margem de erro é de 3,5 pontos percentuais para mais ou para menos, considerando um nível de confiança de 95%. A pesquisa foi registrada no Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso do Sul (TRE-MS) sob o número MS-02993/2022 e no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o protocolo nº BR-09307/2022.
Amanhã o Campo Grande News deverá divulgar a pesquisa do Novo Ibrape. A primeira sondagem do instituto deu vantagem a Riedel, com 51%, contra 49% de Capitão Contar. O levantamento mostra empate técnico.
A disputa não promete ser fácil e o leitor pode verificar pela campanha feita pelos sites e jornais da Capital.