O ex-governador André Puccinelli (MDB) também anunciou apoio ao candidato a governador de oposição, Capitão Contar (MDB). ”Entendendo que a renovação ficou espelhada no sentimento popular de Mato Grosso do Sul”, justificou o emedebista. Com a decisão, ele dá o troco em Reinaldo Azambuja (PSDB) e praticamente isola Eduardo Riedel (PSDB) na disputa do 2º turno.
Outros dois candidatos derrotados no primeiro turno, Rose Modesto (União Brasil), que ficou em 4º lugar, e o ex-prefeito Marquinhos Trad (PSD), em 6º, já anunciaram apoio ao deputado estadual. Ainda faltam anunciar o apoio Giselle Marques (PT) e Adonis Marcos (PSOL), dois candidatos de esquerda, que o tucano tem manifestado ojeriza pública.
Veja mais:
Em apoio a Capitão Contar, índios pedem programa que dê autonomia e não se limite a doar alimentos
Riedel promete ampliar programas sociais e manter geração de novos empregos
Juiz libera vídeo em que Bolsonaro afirma que Capitão Contar é o melhor para MS
O MDB, um dos maiores partidos do Estado e que elegeu três deputados estaduais, também oficializou apoio a Contar após a maioria dos integrantes optar pelo candidato de oposição. O apoio de André e Rose era cobiçado pelo PSDB.
“Em razão disso, venho manifestar minha esperança no programa de governo do Capitão Contar, e por isso, peço aos nossos correligionários que a mesma esperança que eu André tenho a ratifiquemos através de votação maciça no Capitão Contar”, pede Puccinelli, que ficou em 3º lugar na disputa com 247.093 votos.
Rose obteve 178.599 votos e Marquinhos, 124.795. A deputada ressaltou a verdadeira mudança, enquanto o ex-prefeito da Capital enfatizou o combate à corrupção e pela redução de impostos.
Com o apoio, André acaba dando o troco em Reinaldo, que em 2012, quando apoio Alcides Bernal (PP) no segundo turno da disputa da prefeitura da Capital. Ele sempre foi aliado de Puccinelli, que apoiou Edson Giroto. O progressista também tinha chapa e acabou vencendo a disputa.
O MDB também anunciou apoio a Capitão Contar, afastando o risco do deputado ser taxado de radical e de chegar isolado no segundo turno.
Confira a nota de André:
“Nota à imprensa
Início esta minha fala agradecendo aos sul-mato-grossenses que me emprestaram seu apoio no último dia 02 de outubro.
Continuo reverenciando minha filha Campo Grande e à todos os municípios sul-mato-grossenses.
Entendendo que a renovação ficou espelhada no sentimento popular de Mato Grosso do Sul.
Em razão disso, venho manifestar minha esperança no programa de governo do Capitão Contar, e por isso, peço aos nossos correligionários que a mesma esperança que eu André tenho a ratifiquemos através de votação maciça no Capitão Contar.
Eu André, sempre estarei a disposição do meu Mato Grosso do Sul.
Abraços à todos.
André Puccinelli”
O MDB também divulgou uma nota:
“Nota do MDB
O MDB, através da maioria de seus membros, manifesta o desejo de acompanhar o projeto de candidatura do Capitão Contar ao Governo do Estado, respeitando as decisões individuais divergentes, por entender que é o que melhor representa o sentimento de renovação que anseia o povo sul-mato-grossense.
Junior Mochi
Presidente Estadual do MDB”