O pastor e jornalista Carlos Trapp aceitou o desafio do pastor Edil Queiroz, que apresentou 19 reflexões para votar em Lula nas eleições deste ano. “O pastor apresenta o desafio que o leitor responda questões “firmado na verdade e nos valores do evangelho”. Isso é muito bom. Mas vamos ver o que ele julga como verdadeiro e de acordo com os valores do evangelho”, propõe.
O pastor batista sai em defesa de Jair Bolsonaro (PL), candidato à reeleição, e atribui as manifestações polêmicas a “momentos de pressão” e “calor da discussão”. “E onde houve implantação de canibalismo, fuzilamento de alguém, ou tortura? Por isso, repito, certas falas foram ditas no calor da discussão”, justifica o pastor.
Veja mais:
Pastor da Capital convoca evangélicos a fazer 19 reflexões e defende voto em Lula
Em MS, Bolsonaro tem 57,30% dos votos válidos, contra 42,70% de Lula, diz Ranking
“Eu disse acima, que ainda acrescentaria algo importante, que é o seguinte: Muitas das falas que o pastor Edil apresenta em relação ao Bolsonaro, foram ditas em momentos em que estava sob pressão, no calor de uma discussão, por isso devem ser compreendidas”, defende.
“A própria Bíblia diz que “A opressão faz endoidecer o sábio”. E quantas vezes Bolsonaro foi provocado, tirado do sério?”, pontua.
Ele também repete que Lula é favorável ao aborto, apesar do candidato petista ter reafirmado publicamente ser contra a prática. Na semana passada, o ex-presidente gravou novo vídeo para rebater as fake News repetidas por Trapp.
Confira a manifestação de Trapp na íntegra:
“Réplica ao pastor Edil Queiroz, quanto ao voto em Lula
Sou pastor batista (OPBB/3650) e jornalista (DRT/MS, 928). Resido em Campo Grande desde 1991. Pastor batista desde 2001, mas não estou à frente de uma igreja; sou apenas membro. Atuo na edição do jornal Cidadão Evangélico desde 1997.
Casado com Simone Nogueira de Moraes Trapp. Tive o privilégio de compilar dois livros: um sobre os evangélicos em Campo Grande, por ocasião do centenário da nossa Capital (1999), e outro, sobre o Centenário dos Batistas em nosso Estado (2011).
Quero agradecer ao site O Jacaré pela oportunidade de esclarecer aos leitores quanto as colocações feitas pelo pastor Edil Queiroz, nos quais os menos informados poderão cair, se não houver um esclarecimento.
Conheço o pastor Edil desde o tempo de seminário, quando estudava no Seminário Batista de Dourados, MS (1987-1990). Ultimamente, ele tem se revelado um ferrenho defensor da esquerda. E como já disse, quero apresentar uma réplica para alertar o leitor das colocações indevidas que o articulista apresenta.
O pastor apresenta o desafio que o leitor responda questões “firmado na verdade e nos valores do evangelho”. Isso é muito bom. Mas vamos ver o que ele julga como verdadeiro e de acordo com os valores do evangelho.
Vejamos as perguntas que ele nos apresenta, sendo que observo que irei colocar as mesmas em itálico e em seguida, a réplica:
Abaixo seguem as perguntas:
1.Você leu a agenda do PT e viu se lá tem mesmo uma defesa do aborto.
Pelo fruto você sabe que árvore que é e isso se nota ouvindo as declarações do líder maior, o Lula, em favor do aborto. Também a postura do PT em relação a dois deputados federais, um evangélico e outro, espírita, que procurou expulsar do partido. Bem de acordo com os “valores” do evangelho. Ou estou enganado?
2 Você viu no programa do PT se, de fato, tem alguma proposta para liberação das drogas?
Um bicho que grunhe, tem pelo de porco, rabo de porco, não é porco? A Bíblia já diz que o inimigo se apresenta como “anjo de luz”. A serpente, quando tentou Eva, disse que se comesse da fruta, seria igual a Deus, ou seja, contou vantagem. Você também diz que não tem nada de nocivo na agenda do PT, sendo que sabemos, de sobejo, que não é assim.
3.Você leu ou sabe de alguma lei ou proposta feita pelo PT, enquanto este partido governava o Brasil, de implantar banheiros unissex em escolas?
Sei que o governo Lula, no primeiro mandato, realizou, com dinheiro público, conferências estaduais, para dar visibilidade ao movimento gay, culminando numa conferência nacional, com a presença do presidente Lula, até expondo uma bandeira do movimento. Nisso, o governo deve ser neutro, pois o estado é laico, ou seja, se o governo se coloca a favor do movimento, se põe em oposição aos valores do cristianismo, que o pastor Edil procura destacar.
4.Você consegue citar qualquer ação do Governo do PT seja a nível nacional, estadual ou municipal que possa ser definida como perseguição à igreja?
Sim, quando Lula diz que a família, entre outros valores, é algo “atrasado”, ele combate a igreja, que preza pela família, a base da sociedade.
5.Quem decide sobre liberação, ou não, das drogas e sobre a prática do aborto no Brasil é o presidente da República ou o Congresso?
Sua argumentação está fora de foco e quer levar o leitor ao engano, pois temos que ver de quem é o desejo, quem quer o aborto, e essa resposta nós sabemos: é o Lula.
6.Você pode me enviar documentos ou ‘links’ credíveis que confirmem suas respostas?
A sua consciência
7.Você acredita em tudo o que o seu pastor ou o seu líder falam? Ou busca confirmação bíblica para seus posicionamentos?
Ouço os líderes e procuro aferir com a Bíblia. Agora, aqui suspeito que você queira jogar os membros contra os pastores, que, em grande maioria, apontam para Bolsonaro e o seu governo.
Quero te apresentar algumas outras questões, mas preciso lhe pedir, por favor, que tenha amor e compromisso com a verdade. E eu acredito que você tenha. Então, me responda às questões abaixo:
1.Como você consegue defender biblicamente a declaração: “Minha especialidade é matar”?
Você quer dizer matar pessoas em consequência de falta de recursos na saúde, na educação, na segurança, na infraestrutura, e assim por diante, por desvio de recursos públicos, no governo Lula? Ou você pensa que a cleptomania não afeta a vida das pessoas?
2.Como você consegue defender biblicamente a declaração que diz: “A ditadura militar matou pouco e que deveria ter matado muito mais”?
Talvez eu já deveria ter dito que Bolsonaro é um bocudo, como se diz nos pampas; um elefante numa loja de cristais, mas em termos de nocividade um palavrão é bem menor do que ser amigo do alheio, como o Lula. Com isso não estou defendendo palavras inadequadas, apenas dizendo que não são tão nocivas quanto o furto, o roubo.
3.Como você consegue defender biblicamente as palavras de alguém que afirmou ser favorável a prática da tortura?
Não sou favorável à tortura, muito menos ao assassinato de bebês no ventre materno, que é um crime hediondo.
4.Você consegue defender biblicamente o posicionamento de uma pessoa que afirmou, a respeito da invasão da Polícia Militar no Carandiru onde morreram 111 pessoas, que deveriam ter morrido 1.000?
Você procura jogar as pessoas contra o Bolsonaro. É claro que devemos ter posturas de recuperar pessoas, e o mais importante, nem chegar a esse ponto de parar numa prisão, se rebelar e ser morto. Por isso, vamos investir na família, sem achar que é algo atrasado.
5.Você enxerga sustentação bíblica no posicionamento de alguém que defende que o policial militar que entra numa favela e mata 10, 15, 20 ou 30, deveria ser condecorado e não julgado?
Depende como foi a morte desses bandidos. Foi em legítima defesa? E as dezenas de policiais que são mortos pelos bandidos, você se preocupa? Tem policiais que precisam sair escondidos de casa para não serem mortos por bandidos. Você se preocupa com isso?
6.Você enxerga sustentação bíblica para alguém ao dizer que queria ver “um índio sendo cozinhado” e que comeria a carne desse mesmo índio num ritual de canibalismo?
Você sempre quer destacar que Bolsonaro, a sua conduta, não tem sustentação bíblica. Concordo que o candidato à reeleição não é perfeito, comete erro, diz coisas inconvenientes, como essas que você citou.
7.Você consegue ver embasamento bíblico para alguém afirmar que não estupraria uma mulher, porque ela não merecia?
Não! Mas você viu o que a Maria do Rosário disse a respeito do Bolsonaro? Chamou-o de estuprador, e o provocou. Isso pode, pois não recebe nem uma reprovação sua.
8.Você encontra alinhamento bíblico para uma pessoa afirmar que usa o dinheiro do auxílio moradia para Comer Gente? (Perdoe o termo, mas foi o que ele disse)
Aqui tem algo importante para dizer, pois acompanhei o fato. Havia uma repórter de um jornal esquerdista de São Paulo, que desejava, a todo o custo, arrancar algo de Bolsonaro que pudesse incriminá-lo. Para “satisfazê-la” Bolsonaro disso isso, e perguntou, em seguida, de forma repetida, se estaria satisfeita agora. Então, foi algo maluco que Bolsonaro disse para “satisfazer” a incriminadora, que em vez de jornalismo estava fazendo militância. Está satisfeito agora?
9.Você consegue sustentar biblicamente a defesa de alguém que disse no estado do Acre: “Vamos Metralhar a Petralhada”?
Acho que você entendeu bem o que aconteceu com a brincadeira que Bolsonaro fez, se não me engano, com um tripé de um suporte de uma filmadora. Ele ainda dá uma boa gargalhada. Mas a sua gana de querer incriminar, torce até uma brincadeira. Costumo dizer que quem deseja jogar lama nos outros acaba se sujando.
10.Você consegue alinhar a declaração: “As milícias são muito bem-vindas ao Rio de Janeiro”, com algum princípio do Evangelho de Jesus?
Não ouvi essa declaração do Bolsonaro, por isso pode me enviar o link da fonte.
11.Você sabe qual candidato à presidência da República disse todas essas coisas?
É claro que você quer dizer que é o Bolsonaro, e por isso vou acrescentar algo no final, que julgo altamente esclarecedor.
12.Você acredita que essas afirmações são compatíveis com a bíblia e com alguém que defende a vida e o Evangelho?
Bem, não quero fugir do assunto, mas Bíblia com “b” minúsculo? Quer tirar a autoridade da Palavra de Deus? E as outras explicações já lhe dei.
13.Você concorda com essas afirmações e as defenderia como práticas e dizeres condizentes com os ensinos de Jesus.
Como eu já respondi, me cabe apenas dizer: Terminou com o número por superstição, idolatria quanto ao número “13” do PT, ou terminaram os “argumentos”?
Na realidade, eu não sei como você verá esses fatos, mas Bolsonaro não representa em nada o Reino de Deus e o evangelho. Pelo contrário é um grande enganador e usurpador da fé.
Essas são acusações graves. Mas conseguir erguer a economia no meio de graves crises, como oposição de setores da imprensa, do STF, a pandemia e a guerra na Ucrânia, entendo ser de grande valor. O desemprego está diminuindo, a inflação e os combustíveis também. Adequada aplicação dos recursos públicos, auxílio aos necessitados
Infelizmente, muitos pastores e muitos líderes cristãos são coniventes com essa barbaridade e têm levado muitos crentes sinceros ao erro, como eu acredito que você está sendo levado.
Você que tenta levar cristãos ao erro, e quem for menos avisado vai cair na sua lábia. Portanto, leitor, não se deixe enganar! Abra os olhos! O perigo da censura, da apropriação indébita, da amizade com regimes totalitários, que incluem até elogios ao PC Chinês, ataques à família, legalização da prostituição, exposição de crianças à cenas eróticas, e assim por diante.
Voto em Bolsonaro, pois não enganou o povo nordestino com a transposição do Rio São Francisco, mas disponibilizou água para o povo; implantou a liberdade econômica; o pix, muito útil para as transações bancárias; através do micro empreendedorismo dificilmente alguém ficará desempregado; a família e a liberdade estão sendo defendidas.
Eu disse acima, que ainda acrescentaria algo importante, que é o seguinte: Muitas das falas que o pastor Edil apresenta em relação ao Bolsonaro, foram ditas em momentos em que estava sob pressão, no calor de uma discussão, por isso devem ser compreendidas.
A própria Bíblia diz que “A opressão faz endoidecer o sábio”. E quantas vezes Bolsonaro foi provocado, tirado do sério? E onde houve implantação de canibalismo, fuzilamento de alguém, ou tortura? Por isso, repito, certas falas foram ditas no calor da discussão.
Coloco aqui um link, que realmente tem peso porque foi pensado, projetado e executado, trazendo um grande problema ao país (isso foi no final do governo Lula), mas que o Lula propala, mentirosamente, que o governo dele foi céu na terra. Veja aqui:
https://m.facebook.com/story.php?story_fbid=pfbid02TjhVmHhMC8xhPksUst5XpzqyY3UwcKiZxfmaUR5tGMg6sog9kWpqkQwFaB9JCnDcl&id=1843538513
E também sobre o PNDH3, um monstrengo que o Lula quis implantar:
Eleitor, há um texto na Bíblia (com B maiúsculo) que diz o seguinte: “Se és sábio, para ti mesmo o és; se és escarnecedor, tu só o suportarás” (Pv 9.12).
Faça uma boa escolha no dia 30, para o bem do nosso país!”