Atuando como pastor há 31 anos, Edil Queiroz decidiu, em postagem nas redes sociais, defender o voto no ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), indo na contramão da maioria dos mais famosos líderes evangélicos. Ele pede que os evangélicos sondem Deus sobre 19 questionamentos
“A realidade exposta por esses estimuladores é a de que estamos em uma batalha do bem contra o mal, em que Bolsonaro representa o bem, o Reino de Deus e seus valores; já Lula representa o mal, os demônios”, inicia Queiroz, sobre o atual confronto no segundo turno.
Veja mais:
Em MS, Bolsonaro tem 57,30% dos votos válidos, contra 42,70% de Lula, diz Ranking
Riedel lidera com 53% dos votos válidos, contra 47% de Capitão Contar, aponta Ranking
Capitão Contar promete secretariado formado por pessoas técnicas e com mãos limpas
“Gostaria que você, meu irmão e minha irmã, sondasse em Deus, o seu coração e respondesse, firmado na verdade e nos valores do evangelho, algumas perguntas que vou lhe fazer. Por favor, não tenha medo de respondê-las. Se você estiver certo em sua convicção, não terá problema algum, porém se você estiver sendo induzido ao erro, terá a oportunidade de rever seu posicionamento”, propõe.
“Por isso, vou te fazer essas perguntas para sua própria consideração. Não vou julgar sua fé ou sua espiritualidade, por causa do seu voto, mesmo sendo julgado por votar diferente da maioria dos meus amados irmãos”, afirma.
“Na realidade, eu não sei como você verá esses fatos, mas Bolsonaro não representa em nada o Reino de Deus e o evangelho. Pelo contrário é um grande enganador e usurpador da fé”, conclui.
“Infelizmente, muitos pastores e muitos líderes cristãos são coniventes com essa barbaridade e têm levado muitos crentes sinceros ao erro, como eu acredito que você está sendo levado”, alerta.
Edil Queiroz atua há 26 anos na Capital. Ele foi pastor da Igreja Batista, mas está afastado desde 2020 para um período de descanso e reflexões. Atualmente, o pastor frequenta apenas como membro a Igreja Batista na Vila Célia. “Devo retornar ano que vem em uma igreja de periferia”, disse.
Confira a postagem na íntegra:
“Aos meus irmãos e irmãs que votam em Bolsonaro
Queridos irmãos e irmãs
Graça, paz e alegrias em Jesus!
“E conhecereis a Verdade e a Verdade vos Libertará.”(João 8:32)
Amados, estamos vivendo um momento de tensão no Brasil, e isso tem afetado também os relacionamentos no meio da igreja. Pastores e líderes têm estimulado o voto no candidato Jair Messias Bolsonaro para presidente da República e, ao mesmo tempo, afirmado que votar em Lula, para a mesma função, significa negar a fé e contrariar os princípios do Evangelho.
A realidade exposta por esses estimuladores é a de que estamos em uma batalha do bem contra o mal, em que Bolsonaro representa o bem, o Reino de Deus e seus valores; já Lula representa o mal, os demônios.
Gostaria que você, meu irmão e minha irmã, sondasse em Deus, o seu coração e respondesse, firmado na verdade e nos valores do evangelho, algumas perguntas que vou lhe fazer. Por favor, não tenha medo de respondê-las. Se você estiver certo em sua convicção, não terá problema algum, porém se você estiver sendo induzido ao erro, terá a oportunidade de rever seu posicionamento.
Acredito na sua inteligência, na sua capacidade de refletir, na sua honestidade e no seu compromisso com o Evangelho e não com homens ou partidos políticos.
Por isso, vou te fazer essas perguntas para sua própria consideração. Não vou julgar sua fé ou sua espiritualidade, por causa do seu voto, mesmo sendo julgado por votar diferente da maioria dos meus amados irmãos.
Abaixo seguem as perguntas:
1. Você leu a agenda do PT e viu se lá tem mesmo uma defesa do aborto.
2. Você viu no programa do PT se, de fato, tem alguma proposta para liberação das drogas?
3. Você leu ou sabe de alguma lei ou proposta feita pelo PT, enquanto este partido governava o Brasil, de implantar banheiros unissex em escolas?
4. Você consegue citar qualquer ação do Governo do PT seja a nível nacional, estadual ou municipal que possa ser definida como perseguição à igreja?
5. Quem decide sobre liberação, ou não, das drogas e sobre a prática do aborto no Brasil é o presidente da República ou o Congresso?
6. Você pode me enviar documentos ou ‘links’ credíveis que confirmem suas respostas?
6. Você acredita em tudo o que o seu pastor ou o seu líder falam? Ou busca confirmação bíblica para seus posicionamentos?
Quero te apresentar algumas outras questões, mas preciso lhe pedir, por favor, que tenha amor e compromisso com a verdade. E eu acredito que você tenha. Então, me responda às questões abaixo:
1. Como você consegue defender biblicamente a declaração: “Minha especialidade é matar”?
2. Como você consegue defender biblicamente a declaração que diz: “A ditadura militar matou pouco e que deveria ter matado muito mais”?
3. Como você consegue defender biblicamente as palavras de alguém que afirmou ser favorável a prática da tortura?
4. Você consegue defender biblicamente o posicionamento de uma pessoa que afirmou, a respeito da invasão da Polícia Militar no Carandiru onde morreram 111 pessoas, que deveriam ter morrido 1.000?
5. Você enxerga sustentação bíblica no posicionamento de alguém que defende que o policial militar que entra numa favela e mata 10, 15, 20 ou 30, deveria ser condecorado e não julgado?
6. Você enxerga sustentação bíblica para alguém ao dizer que queria ver “um índio sendo cozinhado” e que comeria a carne desse mesmo índio num ritual de canibalismo?
7. Você consegue ver embasamento bíblico para alguém afirmar que não estupraria uma mulher, porque ela não merecia?
8. Você encontra alinhamento bíblico para uma pessoa afirmar que usa o dinheiro do auxílio moradia para Comer Gente? (Perdoe o termo, mas foi o que ele disse)
9. Você consegue sustentar biblicamente a defesa de alguém que disse no estado do Acre: “Vamos Metralhar a Petralhada”?
10. Você consegue alinhar a declaração: “As milícias são muito bem-vindas ao Rio de Janeiro”, com algum princípio do Evangelho de Jesus?
11. Você sabe qual candidato à presidência da República disse todas essas coisas?
12. Você acredita que essas afirmações são compatíveis com a bíblia e com alguém que defende a vida e o Evangelho?
13. Você concorda com essas afirmações e as defenderia como práticas e dizeres condizentes com os ensinos de Jesus.
Na realidade, eu não sei como você verá esses fatos, mas Bolsonaro não representa em nada o Reino de Deus e o evangelho. Pelo contrário é um grande enganador e usurpador da fé.
Infelizmente, muitos pastores e muitos líderes cristãos são coniventes com essa barbaridade e têm levado muitos crentes sinceros ao erro, como eu acredito que você está sendo levado.
Falo com muita sinceridade, temor e tremor. Se você, meu irmão e irmã, encontra respaldo bíblico para apoiar Bolsonaro, acreditando que ele representa o Evangelho de Jesus, afirmo que o problema não é só ele… é também você, que não entende de evangelho e nem dos princípios de Jesus.
O meu apelo é que você tenha coragem de remar contra a maré.
Eu sou pastor, sou evangélico, Batista, e pretendo continuar sendo, mas não vou me alinhar a esse movimento que, além de contrariar o evangelho, representa uma grave ameaça às instituições democráticas e à boa ordem e convivência no Brasil.
Se o seu pastor, ou líder, afirma que Bolsonaro é defesa do evangelho, ele está absolutamente errado. O nome que é defesa do evangelho é outro. O Messias não é esse que está aí. O nome, que é nossa bandeira, é o nome que é sobre todo nome. Nome santo e venerável: JESUS. Nele a gente pode confiar.
Se você não dá conta de votar em Lula, por achar que de alguma forma ele contraria o evangelho, eu acabei de te mostrar que Bolsonaro passa longe de representar o mesmo.
Fuja da armadilha, do laço do passarinheiro que arrumaram para você.
Há uma pressão absurda sobre a consciência dos cristãos e até ameaças. Diante das urnas, você é livre. Não se deixe manipular.
Votarei em Lula e peço que você faça o mesmo, não porque Lula é o candidato de Deus, o escolhido ou coisa parecida.
Representante de Deus na terra é você meu irmão e minha irmã; é cada crente que recebeu a missão de, com amor, viver e proclamar a mensagem do evangelho de Cristo no mundo.
Voto em Lula, pois o Brasil não pode viver sob ataque às instituições democráticas e à Constituição. Voto em Lula, pois Bolsonaro representa um perigo à ordem social e à boa convivência.
Finalmente, como Cristão e seguidor do Evangelho, jamais vou aceitar que a causa de Cristo no mundo precisa de um defensor humano, eleito por voto popular.
Você sabe, meu irmão, que, mesmo que venha perseguição contra o Evangelho, o que devemos fazer é nos alegrar e glorificar a Deus, por sermos perseguidos por amor a Cristo.
Você sabia que a bíblia diz isso?
Aguardo seu retorno.
Deus Contigo.”