Três institutos de pesquisas estão nas ruas para ouvir a opinião do eleitor e começarão a divulgar as primeiras sondagens sobre a sucessão estadual a partir deste sábado (8). Apesar do erro no resultado do primeiro turno, que chegou a ser 11 pontos percentuais além da margem de erro, os levantamentos são importantes para dar um norte sobre a disputa entre Capitão Contar (PRTB) e Eduardo Riedel (PSDB).
O primeiro levantamento será divulgado pelo Instituto Ranking Brasil, que ouviu 3 mil eleitores entre os dias 4 e 7 deste mês em 30 cidades. A margem de erro é de três pontos percentuais. A divulgação está prevista para amanhã.
Veja mais:
Deputado propõe CPI para investigar erros nas pesquisas para o Governo de MS
Pesquisas erram resultado do Governo em MS; Ranking teve o maior erro e apenas Veritá cravou
Candidato dos clubes de tiro dispara e é o mais votado para a Câmara dos Deputados
O diretor do Ranking, Tony Ueno, tem enfatizado que acertou a maior parte do resultado na disputa para o legislativo. Dos 24 deputados estaduais, o instituto teria acertado 21. O mesmo ocorreu na disputa pela Câmara dos Deputados.
Dois institutos divulgam os levantamentos na segunda-feira (10). O Novo Ibrape, contratado pelo Campo Grande News, ouviu 1.540 eleitores de terça-feira (4) até domingo (9). O instituto errou ao apontar André Puccinelli (MDB) em primeiro, mas o ex-governador ficou fora do segundo turno.
O Real Time Big Data, da TV Record, também divulga na segunda e ouve os eleitores hoje e amanhã. Serão 1.540 entrevistas. O instituto também errou o resultado da eleição.