Principal deputado de oposição à gestão de Reinaldo Azambuja (PSDB) na Assembleia Legislativa e com o apoio entusiasmado do presidente Jair Bolsonaro (PL), o deputado estadual Renan Barbosa Contar, o Capitão Contar (PRTB), bateu favoritos na disputa, como o ex-governador André Puccinelli (MDB) e o ex-prefeito de Campo Grande, Marquinhos Trad (PSD), e vai enfrentar o ex-secretário estadual de Infraestrutura, Eduardo Riedel (PSDB) no 2º turno.
O deputado contrariou praticamente todas as pesquisas eleitorais, que apontavam 2º turno entre André e Riedel ou Marquinhos, e surpreendeu ao chegar em primeiro após a abertura das urnas. O único que acertou o prognóstico foi o Instituto Veritá, que previu o confronto entre o bolsonarista e Riedel no 2º turno.
Veja mais:
Impulsionado por Bolsonaro, Contar lidera apuração e vê disputa voto a voto entre Riedel e André
MS vai às urnas dividido e com cinco candidatos com chances de ir ao 2º turno
André e Rose derrotariam todos os adversários em eventual 2º turno, segundo Ipec
Conforme o resultado da apuração, com 99% dos votos apurados, Capitão Contar tinha 26,72% dos votos, seguido por Riedel com 25,17%, André com 17,18%, Rose Modesto (União Brasil) com 12,42%, Giselle Marques (PT) com 9,42%, Marquinhos Trad com 8,67%, Adonis Marcos (PSOL) com 0,23% e Magno de Souza (PCO) com 0,20%.
Capitão Contar conta com 357,8 mil votos, contra 326,6 mil do tucano. O emedebista, que liderou todas as pesquisas e chegou a ter mais de 31% no Ipec, divulgado neste sábado pela TV Morena, ficou em 3º com 232 mil votos.
Marquinhos despencou com a abertura das urnas. O ex-prefeito da Capital chegou a liderar em junho e acabou sendo atingido pela denúncia de assédio sexual contra as mulheres. O ex-prefeito está ficando em 6º lugar, atrás da candidata do PT, Giselle Marques.
Riedel já confirmou o crescimento mostrado nas pesquisas e a força da máquina do PSDB. Ele contava com o apoio de 73 dos 79 prefeitos do Estado, conforme estimativa do partido.
O curioso é saber quem Bolsonaro apoiará no segundo turno, já que declarou, em duas ocasiões, que o melhor nome para o Estado é o do Capitão Contar.