O JacaréO Jacaré
    Facebook Instagram Twitter
    O Jacaré O Jacaré
    • Início
    • Últimas Notícias
    • Sobre o que falamos
    • Nosso Livro
    • Converse com a gente
    Home»MS»Na reta final, institutos de pesquisa viram cabo eleitoral e elevam incerteza sobre quem vai ao 2º turno
    MS

    Na reta final, institutos de pesquisa viram cabo eleitoral e elevam incerteza sobre quem vai ao 2º turno

    Edivaldo BitencourtBy Edivaldo Bitencourt01/10/20225 Mins Read
    Facebook Twitter WhatsApp Telegram Email LinkedIn Tumblr
    WhatsApp Facebook Twitter Telegram LinkedIn Email
    Qual deles vai para o 2º turno (Foto: Arquivo)

    Na reta final da campanha eleitoral, os institutos de pesquisa se transformaram no mais novo cabo eleitoral dos candidatos a governador de Mato Grosso do Sul. Não há consenso entre as empresas sobre quem vai para o 2º turno nem sobre o líder nos levantamentos. Os números ampliam a incerteza e elevam a tensão na apuração em Mato Grosso do Sul.

    Até o momento não foram divulgados os resultados das pesquisas registradas no Tribunal Regional Eleitoral pelo IBP (Instituto Brasileiro de Pesquisas), Datamax e Brasmarket. O Ipec, ex-Ibope, divulgará o último levantamento no telejornal de início da noite na TV Morena.

    Veja mais:

    André tem 23% e empata com Marquinhos 22%, segundo pesquisa Percent Brasil

    André cai 4 pontos, Riedel e Rose crescem e Marquinhos fica estável, diz pesquisa Fiems/Paraná

    Instituto ouviu 1 mil por telefone entre os dias 28 e 29 deste mês. Margem de erro é de 3% para mais ou menos. O registro no TSE é MS-02982/2022

    O Real Time Big Data, da TV Record, confirmou a profecia feita pelo candidato a governador Eduardo Riedel (PSDB), em áudio enviado aos prefeitos, de que ele estaria em 1º lugar na pesquisa. O levantamento apontou o tucano empatado com 20% em primeiro com o ex-governador André Puccinelli (MDB).

    Rose Modesto (União Brasil) e Capitão Contar (PRTB) estão empatados em 2º lugar, com 15%, enquanto Marquinhos Trad (PSD) fica em 3º com 14%. Pela margem de erro de 3%, os cinco candidatos estão empatados tecnicamente e qualquer um pode chegar ao 2º turno.

    O levamento tem Giselle Marques (PT) com 5%, enquanto os candidatos Magno Souza (PCO) e Adonis Marcos (PSOL) não pontuaram. Nulos e brancos seriam 4%, enquanto os indecisos estariam 8%. Pela torcida do Real Time/TV Record, André e Riedel estariam no 2º turno.

    O Instituto Ranking Brasil aponta André na liderança com 21,40%, seguido por Riedel com 19,30%, Marquinhos com 15,20%, Capitão Contar com 14%, Rose com 13,50%, Giselle com 2%, Adonis e Magno com 0,30%. Nulos, brancos e indecisos seriam de 14%.

    O Ranking tem margem de erro de 1,8%. Isso significa que, pela torcida do instituto e fora da margem de erro, André e Riedel estão com os passaportes garantidos no 2º turno. Marquinhos estaria fora porque não empataria com o tucano na margem de erro e ficaria na disputa com Rose e Capitão Contar pela 3ª vaga.

    Votos válidos – O Veritá oivu 1.221 eleitores entre os dias 25 e 29 de setembro. A margem de erro é de 3%. O registro no TSE é MS-09113/2022

    A maior surpresa é apontada pelo Instituto Veritá, que aponta Capitão Contar em 1º e o ex-governador André Puccinelli fora do 2º turno. Conforme a pesquisa, o candidato do presidente Jair Bolsonaro (PL) teria 25,8%, seguido pelo candidato de Reinaldo Azambuja (PSDB) com 23,6%, por André com 19,3%, Rose com 8,2%, Marquinhos com 7,9%, Giselle com 7,3%, Adonis com 1,5% e Magno com 0%. Nulos e brancos seriam 2,2%, enquanto 4,2% não sabem.

    Pelo instituto, o 2º turno será disputado por Contar e Riedel, os dois que brigavam pelo apoio de Bolsonaro. Como a margem de erro é de 2,5%, André teria chance passar para o novo confronto.

    O Percent Brasil ouviu mil eleitores de 21 a 23 deste mês. A margem de erro é de 3,1%. O registro no TSE é MS-02172/2022

    Já o Percent Brasil, divulgado pelo O Jacaré nesta sexta-feira, André e Marquinhos lideram o levantamento. O ex-governador tem 23%, seguido pelo ex-prefeito com 22%, Riedel com 17%, Rose com 16,8%, Capitão Contar com 11,9%, Giselle com 4%, Magno e Adonis com 0%. Brancos e nulos seriam 2%, enquanto indecisos 3,3%.

    A margem de erro é de 3,1%, o que inidica que Marquinhos e Riedel disputariam quem vai enfrentar André no 2º turno.

    O Paraná Pesquisas ouviu 1.540 eleitores de 24 a 28 deste mês. A margem de erro é de 2,5%. O número no TSE é MS-04278/2022

    Pesquisa do Instituto Paraná Pesquisas, divulgada pela Fiems, apontou André com 21,3%, Riedel com 18,5%, Marquinhos com 16,2%, Rose com 13,6%, Capitão Contar com 13,1%, Giselle com 2,9%, Adonis com 0,5% e Magno com 0,3%. Brancos e nulos somam 7,3%, enquanto indecisos, 6,4%.

    Neste levantamento, André estaria no segundo turno e Riedel e Marquinhos disputariam a 2ª vaga. A margem de erro é de2,5%.

    O Novo Ibrape/Campo Grande News apontou André e Riedel no 2º turno, enquanto Marquinhos amargaria o 5º lugar.

    Com tantas diferenças nos números, o eleitor vai para a urna sem ter certeza de quem está na frente. Nos bastidores, a avaliação é de que Capitão Contar subiu e roubou votos de Riedel após Bolsonaro declarar apoio oficial ao deputado estadual.

    O tucano articulou para minimizar o prejuízo. Marquinhos conseguiu reduzir os danos ao convencer parte do eleitorado de que foi vítima de armação no caso do inquérito por assédio. Ele conta com o arquivamento de 10 das 16 denúncias pela Justiça.

    André e Rose seguem por fora. Apesar dos envolvimentos nos escândalos de corrupção, o emedebista passou toda a campanha praticamente incólume aos ataques. Rose teve mais problemas no União Brasil, como atraso no pagamento de cabos eleitorais e de repasse aos candidatos a deputado.

    O certo é que o eleitor é que decidirá quem será o próximo governador ou governadora de Mato Grosso do Sul.

    Destaque eduardo riedel eleições 2022 governo de ms magno de souza marquinhos trad rose modesto

    POSTS RELACIONADOS

    TCE desiste de estancar sangria e libera dinheiro público para balneário abandonado

    MS 29/07/20253 Mins Read

    Em nova trapalhada, prefeitura apela ao TJ para cobrar R$ 13,2 mi de dívidas do IPTU de Giroto

    MS 29/07/20255 Mins Read

    Nelsinho afirma que proposta do PT de lançar irmão ao Governo é “cantiga da carochinha”

    MS 22/07/20253 Mins Read

    Dirigentes convidam Fábio a se filiar ao PT e ex-deputado topa disputar Governo se ajudar Lula

    MS 19/07/20252 Mins Read

    Comments are closed.

    As Últimas

    Justiça manda Deltan pagar R$ 135 mil a Lula por caso do PowerPoint

    BR 29/07/20253 Mins Read

    Desembargador mantém suspenso reajuste de 94% no salário do prefeito e vice de Naviraí

    MS 29/07/20253 Mins Read

    Perto do prazo final, Fiems faz pedido urgente de mais 120 dias para coleta do lixo de grandes geradores

    Campo Grande 29/07/20253 Mins Read

    Brasil está conversando “com reserva” com Estados Unidos, diz Alckmin

    BR 29/07/20252 Mins Read

    A verdade que você não lê por aí!

    Siga nossas redes:

    Facebook Twitter Instagram
    O Jacaré
    • Início
    • Últimas Notícias
    • Sobre o que falamos
    • Nosso Livro
    • Converse com a gente
    Categorias
    • AGRO
    • BR
    • Campo Grande
    • charge
    • JORNALISMO INVESTIGATIVO
    • Livro
    • MS
    • Mundo
    • Opinião
    • Seu Bolso
    © 2025 Todos os direitos reservados.

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.