Candidata ao governo de Mato Grosso do Sul, Rose Modesto (União Brasil) destaca a inclusão de projetos para o Pantanal e recuperação da bacia do Rio Taquari em seu plano de governo entregue à Justiça Eleitoral. O Pantanal enfrentou severos incêndios nos últimos anos, enquanto o assoreamento do Taquari é um dos maiores desastres ambientais do Estado.
Rose inclui diversas formas de preservação, desde o apoio ao desenvolvimento econômico sustentável no Pantanal até a criação de programas específicos de preservação ao meio ambiente e apoio às ONGs que trabalham na região. Segundo a candidata, seu plano de governo foi considerado um dos mais completos na área ambiental, conforme análise do site O Eco.
“Uma das maneiras que encontramos para ajudar esta região é promovendo desenvolvimento econômico, turístico e ecológico, interligando os municípios de Porto Murtinho, Corumbá, Rio Verde e Coxim, até a divisa com o estado de Mato Grosso”, afirma.
Outra proposta apresentada foi a implantação de programa de mapeamento dos biomas, em parceria com universidades nacionais e internacionais e com o terceiro setor, para possibilitar a criação de medidores de biodiversidade e fortalecer a proteção da fauna e da flora dos biomas do Pantanal, Cerrado e Mata Atlântica.
Nascida em Culturama (distrito de Fátima do Sul), Rose Modesto tem 44 anos e é deputada federal. A candidata já foi vereadora em Campo Grande e vice-governadora no primeiro mandato de Reinado Azambuja (PSDB). Em 2016, disputou a prefeitura da Capital, mas perdeu no segundo turno.