A três dias das eleições, o candidato Marquinhos Trad (PSD) reforçou as propostas na área social, principalmente combate à fome, e também investimentos em habitação.
“É surreal que num Estado tão rico, tão produtivo quanto o nosso, as pessoas não tenham o que comer. Na nossa gestão, não abriremos mão de investimentos e o maior deles será na qualidade de vida, no bem-estar e no resgate da autoestima do nosso povo”.
Na disputa pelo governo, o candidato cita dados da Rede Brasileira de Pesquisa em Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional, que apontou que Mato Grosso do Sul é o Estado da região Centro-Oeste que mais sofre com a insegurança alimentar.
Marquinhos afirma que o projeto “Pão de Cada Dia” será o carro-chefe no combate à extrema pobreza. Ele também promete implantar a Rede Prato Cheio, composta por restaurantes populares que ofertarão refeições a preços acessíveis.
Os restaurantes serão abastecidos com produtos locais, preferencialmente da rede estadual de pequenos produtores rurais. Marquinhos ainda propõe ampliar o programa de transferência de renda Mais Social.
“Vamos aumentar a base de beneficiários e simplificar os critérios para recebimento do auxílio. Priorizaremos a entrega desses recursos para as mulheres, chefes de família, assim como fizeram outros programas de sucesso na transferência de renda em nível nacional”, diz o candidato do PSD.
Diante de déficit habitacional de quase 100 mil moradias, Marquinhos planeja o programa “Meu Lugar no MS”. Ex-prefeito de Campo Grande, ele destaca que a Capital teve o melhor desempenho de contratações na modalidade faixa 1 do País (que atende famílias com renda de até R$ 1.800 por mês), com 5 mil moradias, sendo 2.500 entregues e outras 2.500 em construção.
“Vamos diminuir a fila da casa própria, em especial para as famílias com renda de até R$1.800. Não permitiremos que essa situação que já se arrasta há 20 permaneça como está. Daremos um basta nisso, de uma vez por todas, criando o maior programa habitacional popular que Mato Grosso do Sul já teve”, afirma o candidato do PSD ao governo.
Nascido em Campo Grande, Marquinhos Trad tem 58 anos. Advogado, ele foi secretário municipal por oito anos, vereador por dois anos, deputado estadual por dez anos e prefeito da Capital por cinco anos e três meses.