Na disputa pelo governo de Mato Grosso do Sul, Rose Modesto (União Brasil) propõe o programa Primeiro Emprego para combater a evasão escolar na rede estadual de ensino. A iniciativa vai oferecer mil vagas para estudantes do Ensino Médio estagiarem em órgãos públicos do Estado.
“Vamos apoiar esses alunos oferecendo estágios remunerados para corrigir essa defasagem”, destaca Rose. Cada aluno deve receber pelo menos R$ 600. O objetivo é também qualificar mão de obra para o mercado de trabalho.
Segundo a candidata, que foi professora por 12 anos, é através da educação que se inicia toda a transformação social e econômica. “Queremos reduzir as desigualdades em Mato Grosso do Sul, um estado tão rico, mas que ainda tem quem tenha fome, não tenha emprego. Qualificar esses jovens e garantir os estudos deles é o primeiro passo para isso”, diz Rose.
O projeto para o estágio remunerado faz parte de um pacote de ações no campo social, batizado de Tem Renda. A candidata promete investir R$ 1 bilhão no primeiro ano de governo.
Nascida em Culturama (distrito de Fátima do Sul), Rose Modesto tem 44 anos e é deputada federal. A candidata já foi vereadora em Campo Grande e vice-governadora no primeiro mandato de Reinado Azambuja (PSDB). Em 2016, disputou a prefeitura da Capital, mas perdeu no segundo turno.