Ex-governador de Mato Grosso do Sul por dois mandatos, André Puccinelli (MDB) destacou projetos para regionalização da Saúde, com exames mais pertos da população e telemedicina. Médico, André sempre reforça que foi o idealizador do atendimento regionalizado. Plano que nasceu há décadas, mas que segue parcialmente no papel.
“Faremos em nosso governo, com equipamentos, levando a saúde mais perto do cidadão. É inadmissível que não se tenha hemodiálise em Porto Murtinho, por exemplo. Levaremos mais perto, pois entendemos que a saúde é prioridade”, disse André, durante debate na noite de terça-feira na TV Morena.
O candidato afirmou que a regionalização da Saúde iniciou quando foi secretário estadual. “Foi pensada geograficamente e depois houve progressão. Ainda falta o término, com os equipamentos para que as pessoas façam os exames mais perto da casa e não precisem se deslocar”.
Com a realização de exames mais perto, a telemedicina surge como aliada no processo evitando deslocamentos dos pacientes. Durante o debate, o candidato também reafirmou que não irá aumentar impostos, que os professores serão valorizados, além do incentivo a micro e pequenas empresas.
Natural de Viareggio, na Itália, André Puccinelli veio ao Brasil em 1953 e formou-se em Medicina no Paraná. Desde 1973 em Mato Grosso do Sul, ele foi secretário estadual de Saúde, deputado estadual, deputado federal prefeito de Campo Grande e governador. Está longe do poder desde 2014 e chegou a ser preso na operação Lama Asfáltica.