Na disputa pelo governo do Estado, Marquinhos Trad (PSD) afirma que fará o maior concurso público para a Saúde da história de Mato Grosso do Sul e promete enfrentar o grande problema apontado pela população sobre o sistema de atendimento: a impossibilidade de realizar exames e procedimentos de média complexidade nas diversas regiões do Estado.
“Vamos implantar um modelo de governança que atenda às necessidades regionais, fortalecendo as cidades polo com infraestrutura e tecnologia, de modo a garantir uma gestão participativa dos municípios no planejamento adequado e na prestação efetiva dos recursos financeiros”, diz o candidato, ao explicar o projeto “Saúde para Todos”.
As propostas preveem ações que garantirão a disponibilidade de profissionais especializados para que as pessoas não mais sejam obrigadas a saírem de suas cidades em busca de tratamentos médicos.
Segundo o candidato, a conclusão e entrega dos Hospitais Regionais em plenas condições de atendimento trarão um novo tempo para o sul-mato-grossense.
“Não vamos apenas construir e equipar hospitais e clínicas. Faremos o maior concurso público da história da Saúde no estado e dando à categoria, melhores condições de trabalho e a valorização que merece. Para se ter uma ideia, um médico em regime de 40 horas em Campo Grande recebe um salário inicial 50% maior do que na rede estadual. Essa é uma distorção que nós corrigiremos”, afirma Marquinhos.
O candidato não menciona quantidade de vagas e nem o impacto do maior concurso da história da Saúde para os cofres públicos.
Nascido em Campo Grande, Marquinhos Trad tem 58 anos. Advogado, ele foi secretário municipal por oito anos, vereador por dois anos, deputado estadual por dez anos e prefeito da Capital por cinco anos e três meses.