A 9 dias do primeiro turno das Eleições 2022, o candidato Capitão Contar (PRTB) afirma que sofre com velhas práticas do PSDB e acusa o partido concorrente de espalhar fake news em blogs e veículos sustentados com dinheiro público. O político não cita nomes, mas o PSDB é a sigla do atual governador Reinaldo Azambuja e lançou Eduardo Riedel para a sucessão estadual.
“Usam essa estratégia para confundir o eleitor. Descredibilizar, de fake news à pesquisas fraudulentas. Tudo com dinheiro público. Mentiras, que são repercutidas por veículos que vão de blogs desconhecidos a sites com audiência, que tem receio de perder suas verbas do governo”, diz Contar.
Segundo o candidato do PRTB, a gestão do PSDB desembolsou em torno de R$ 70 milhões por ano com publicidade. Em 2021, o gasto foi reajustado em 25% e passou para R$ 87,5 milhões. No entanto, conforme Contar, ninguém tem acesso a destinação de verbas aos veículos de comunicação e fornecedores.
No debate promovido pela Fetems (Federação dos Trabalhadores em MS), Contar e Riedel entraram em rota de colisão sobre o tema corrupção.
Nascido em Campinas (São Paulo), Renan Contar tem 38 anos e é capitão do Exército. Em 2018, foi o deputado estadual mais votado de Mato Grosso do Sul.