Candidato ao governo pelo PSD, Marquinhos Trad quer criar o Vale-Cultura MS, que será destinado a estudantes do ensino médio da rede pública estadual. O projeto é inspirado no Vale-Cultura do governo federal, em que empresas creditam R$ 50 por mês.
Os alunos receberão, junto com o kit escolar, no início das aulas, um cartão para utilizarem exclusivamente na compra de artigos ligados à cultura como livros e ingressos para cinema, shows musicais, concertos, espetáculos teatrais e eventos.
“O Vale-Cultura MS é um projeto que vai promover a cena cultural local, movimentará a economia e, ao mesmo tempo, colaborará de forma marcante para a formação dos responsáveis pelo futuro do nosso Estado”, diz Marquinhos.
O plano de governo do candidato também prevê a reformulação das políticas adotadas pelo FIC (Fundo de Investimento Cultural).
“Promoveremos uma política de incentivos séria e moderna com editais periódicos e transparentes, participação popular, controle social e responsabilidade institucional. Do jeito que está atualmente, o Fundo não tem indicadores de transparência, não possui orçamento mínimo ou vinculação legal de recursos destinados, além de não apresentar periodicidade, prioridades, cotas para segmentos especiais nem tampouco função social definida. Todas essas insuficiências, que tornam o FIC na prática inefetivo, serão corrigidas na nossa administração”, afirma Marquinhos.
Nascido em Campo Grande, Marquinhos tem 58 anos. Advogado, ele foi secretário municipal por oito anos, vereador por dois anos, deputado estadual por dez anos e prefeito da Capital por cinco anos e três meses.