O ex-governador André Puccinelli (MDB) subiu dois pontos e permanece isolado na liderança com 24% na disputa do Governo de Mato Grosso do Sul, segundo pesquisa do Real Time Big Data, divulgada nesta segunda-feira (19) pela TV Record. Em disputa acirrada por uma vaga no 2º turno, Marquinhos Trad (PSD) e Eduardo Riedel (PSDB) permaneceram estáveis a 13 dias do primeiro turno.
A deputada federal Rose Modesto (União Brasil) oscilou mais um ponto para cima e tem 14%, empatando tecnicamente com o tucano. O deputado estadual Capitão Contar (PRTB) está empatado com a ex-tucana, mas oscilou um ponto para baixo pela segunda vez seguida.
Veja mais:
Com menos entrevistas, Real Time aponta André com 22% e Marquinhos empatado com Riedel
André lidera com 21%, Marquinhos tem 18% e Riedel empata com Contar e Rose, diz Real Time
Marquinhos tem 22% contra 21% de André; Contar supera Riedel, diz pesquisa da TV Record
A Real Time Big Data ouviu mil eleitores nos dias 16 e 17 de setembro. A margem de erro é três pontos percentuais para mais ou para menos. O nível de confiança é de 95%. A pesquisa foi registrada na Justiça Eleitoral sob o número MS-09079/2022.
André lidera com 24%, seguido por Marquinhos com 18%, Eduardo Riedel com 17%, Rose com 14%, Capitão Contar com 10%, Giselle Marques (PT) com 6%. Magno Souza (PCO) e Adonis Marcos (PSOL) não pontuaram. Os brancos e nulos somaram 5%, enquanto indecisos ficaram em 6%.
As variações foram de André, que tinha 22% na pesquisa divulgada na semana passada, de Rose, que tinha 13%, Capitão Contar, com 10%, e Giselle, que tinha 5%. Marquinhos não caiu e o candidato do governador Reinaldo Azambuja não subiu, como esperava o Governo. Ou seja, a situação segue complicada para Eduardo Riedel, que corre o risco de repetir o fiasco de Edson Giroto em 2012 e de Marcelo Miglioli em 2018.
Na espontânea, o quadro mostra que nem André está com vaga assegurada no 2º turno. Sem apresentar o disco, 35% dos eleitores ainda não sabem em que vão votar para governador ou governadora. Já 15% citaram o emedebista, 11% o ex-prefeito da Capital, 10% Riedel e Rose, 7% o deputado estadual.
Nesta segunda-feira, os candidatos participam, daqui a pouco, às 20h, do debate do Midiamax.