Candidato ao governo pelo PSDB, Eduardo Riedel se manifestou por meio de nota sobre a confusão com Iara Diniz, esposa de Capitão Contar (PRTB). Ela é candidata a deputada estadual e o marido disputa o governo do Estado.
O tucano afirmou que foi mal interpretado por comentar que Iara responde a 72 processos e disse que questões relativas aos processos de corrupção contra o Reinaldo Azambuja (PSDB) devem ser encaminhadas ao próprio governador. Riedel foi secretário na atual gestão por sete anos, sendo o “ungido” de Reinaldo nesta corrida eleitoral.
“Durante o debate da Fetems, o candidato do PRTB, deputado Capitão Contar, acusou o candidato Eduardo Riedel de fazer parte de um suposto esquema de corrupção citando o governador Reinaldo Azambuja. Em sua resposta a Contar, Riedel, que não figura em nenhum processo judicial, sequer em alguma investigação, chamou atenção para o fato de que processos que envolva o Reinaldo devem ser direcionados ao mesmo e não a ele e ainda completou dizendo que não se pode condenar ninguém apenas por responder processos, sendo mal interpretado pelo staff e pela esposa de Contar, a candidata a deputada estadual, Iara Diniz”, informa a nota enviada ao O Jacaré.
Segundo o candidato do PSDB, “Iara Diniz tentou transformar o atrito em um ataque à sua família. Isso não é verdade! Iara Diniz é pessoa pública, que disputa as eleições de 2022, participando ativamente do debate político”.
A polêmica começou no confronto entre Contar e Riedel. O deputado questionou o tucano sobre os escândalos de corrupção na gestão do PSDB e citou as operações Vostok, Clean, Aprendiz e Penúria. O parlamentar queria saber por que Riedel não fez nada durante o período em que comandou a Secretaria Estadual de Governo, uma das principais pastas da administração estadual.
O candidato não defendeu Reinaldo e saiu pela tangente ao argumentar que não era o governador. Na tréplica, ao ser confrontado com a propina de R$ 67,7 milhões da JBS, conforme denúncia da Procuradoria-Geral da República, Riedel afirmou que não houve condenação e citou os “72 processos na Justiça” contra a esposa do Capitão Contar.
O candidato do PRTB pediu e obteve direito de resposta. Ele exigiu desculpas do candidato, porque a esposa não responde a nenhum processo envolvendo dinheiro público. Ele classificou o ataque como “covardia” e “baixaria” por parte do tucano.
Ao sair do palco, Riedel foi confrontado por Iarae pelas duas filhas. “Você mente, mente. Você mente. Você nunca foi Bolsonaro”, afirmou a empresária, em um dos vídeos que viralizaram após o debate. Riedel tenta contestar.
Veja a nota de Eduardo Riedel:
Durante o debate da Fetems, o candidato do PRTB, deputado Capitão Contar, acusou o candidato Eduardo Riedel de fazer parte de um suposto esquema de corrupção citando o governador Reinaldo Azambuja.
Em sua resposta a Contar, Riedel, que não figura em nenhum processo judicial, sequer em alguma investigação, chamou atenção para o fato de que processos que envolva o Reinaldo devem ser direcionados ao mesmo e não a ele e ainda completou dizendo que não se pode condenar ninguém apenas por responder processos, sendo mal interpretado pelo staff e pela esposa de Contar, a candidata a deputada estadual, Iara Diniz.
Ao tentar confrontar o adversário do marido, candidata Iara acabou por confirmar que responde, sim, a uma série de processos na justiça.
Para que fique claro, naquele momento Riedel disse: “Comete injustiça em acusar uma pessoa que não foi condenado. É a mesma coisa de acusar sua esposa que tem 72 processos e acusá-la de ter esse resultado, seria uma injustiça (contra ela)”.
Iara Diniz tentou transformar o atrito em um ataque à sua família. Isso não é verdade! Iara Diniz é pessoa pública, que disputa as eleições de 2022, participando ativamente do debate político.