Ao defender o governador Reinaldo Azambuja (PSDB) da denúncia de corrupção, o ex-secretário estadual de Governo, Eduardo Riedel (PSDB), atacou Iara Diniz, mulher do deputado estadual Capitão Contar (PRTB). O tucano viralizou ao ser confrontado pela empresária e pelas filhas, que o criticaram por apelar a ataques pessoais.
O deslize de Riedel passou a ser explorado logo após o término do debate da Fetems (Federação dos Trabalhadores em Educação), realizado na noite desta quarta-feira (14). Além de não reconhecer o erro, o tucano não pediu desculpas pelo ataque feito à esposa do candidato bolsonarista.
Veja mais:
Mulheres confrontam André, o “dinossauro”, e Marquinhos e Capitão Contar trocam farpas
Debate tem clima quente entre André e Marquinhos, promessa de zerar ICMS da luz e desabafo de candidato sobre ser índio em MS
A polêmica começou no confronto entre Contar e Riedel. O deputado questionou o tucano sobre os escândalos de corrupção na gestão do PSDB e citou as operações Vostok, Clean, Aprendiz e Penúria. O parlamentar queria saber por que Riedel não fez nada durante o período em que comandou a Secretaria Estadual de Governo, uma das principais pastas da administração estadual.
O candidato não defendeu Reinaldo e saiu pela tangente ao argumentar que não era o governador. Na tréplica, ao ser confrontado com a propina de R$ 67,7 milhões da JBS, conforme denúncia da Procuradoria-Geral da República, Riedel afirmou que não houve condenação e citou os “72 processos na Justiça” contra a esposa do Capitão Contar.
O candidato do PRTB pediu e obteve direito de resposta. Ele exigiu desculpas do candidato, porque a esposa não responde a nenhum processo envolvendo dinheiro público. Ele classificou o ataque como “covardia” e “baixaria” por parte do tucano.
Ao sair do palco, Riedel foi confrontado por Iara, que é candidata a deputada estadual, e pelas duas filhas. “Você mente, mente. Você mente. Você nunca foi Bolsonaro”, afirmou a empresária, em um dos vídeos que viralizaram após o debate. Riedel tenta contestar.
O ex-secretário tenta se defender e argumenta que não houve ataque pessoal. “Eu só falei que você tem processos”, argumentou. “72 processos”, reagiu a empresária. “Não tem dinheiro público”, rebateu Iara, sobre as ações.
As filhas da candidata pediram para o candidato pedir desculpas para a mãe. “Você tem família? Você respeita a família?”, questionavam as meninas. “O debate é entre os candidatos, não entre famílias”, insistiram. Mesmo pressionado, Riedel não pediu desculpas pelo ataque. Outras pessoas passaram a criticá-lo por ter feito “ataques contra a família” e não ao deputado como homem público.
“É lamentável o ‘vale tudo’ que alguns se utilizam em época de eleição, por isso é tão difícil o cidadão de bem que não está lá para corromper e nem se enriquecer ilicitamente aguentar um tranco desses. A política se esvazia por falta de limites, por excesso de dinheiro público dentro da política, pelo poder exacerbado dentro desse meio”, afirmou Iara ao ser procurada para falar sobre o debate.
“Na questão do debate, o candidato não conseguiu responder aos fatos expostos na Justiça e ao invés de esclarecer o que aconteceu no governo o qual faz parte, ele desviou o assunto, me atacando sem qualquer compromisso com a verdade”, refutou.
“Ninguém que constrói uma trajetória profissional como a minha, que sempre trabalhou e se dedicou ao máximo a todos projetos, vai deixar um cara desses atacar minha honra assim, ainda mais com mentiras!”, acusou.
“Ele que se diz o ‘novo’ mas tá aí há anos no governo Azambuja, deveria rever seus conceitos e suas fontes. Não tenho 72 processos, muito menos envolvendo gestão pública. Sou da iniciativa privada, empresária, e os poucos processos que envolvem meu nome, estou como autora. Não vou deixar ninguém enlamear meu nome. Vou buscar os meios legais e acionar todos que repercutirem fake news contra mim e minha família”, garantiu, negando responder a tantos processos.
O Jacaré também procurou Riedel, mas a assessoria do candidato não retornou até o momento.