O juiz eleitoral José Eduardo Chemin Cury determinou que um jornalista exclua vídeo da rede social contra o candidato a governador Marquinhos Trad (PSD). Feita a partir de montagem, a fake news tenta colocar o ex-prefeito contra os produtores rurais, responsáveis por parte expressiva do PIB sul-mato-grossense.
O juiz José Eduardo Chemin Cury determinou a imediata remoção do vídeo postado no prazo de 24 horas, sob pena de multa de R$ 10 mil por dia de descumprimento da decisão. O magistrado entendeu se tratar de vídeo apócrifo que contém montagens espetaculosas e direcionadas ao ataque ao candidato.
Veja mais:
A um mês da eleição, pesquisas divergem sobre Marquinhos, Capitão Contar e Riedel
“Mais Social, Tem Renda, Pão de Cada Dia, Vale Renda”: a batalha dos candidatos pelo voto dos mais pobres
Lula cai e Bolsonaro amplia vantagem sobre petista em MS; Simone volta a subir, diz Ranking
Na montagem, o vídeo, divulgado pelos adversários do candidato do PSD, dá impressão que o candidato vai à “guerra” contra o agronegócio. “Não se extrai da fala do candidato Marcos Trad, no vídeo, que houve direcionamento aos produtores rurais de modo especifico, mas sim uma crítica a pessoas poderosas que, em verdade, não se podem individualizar, seja como pessoas ou como grupo, ante a maneira como foi editado o vídeo”, relatou o juiz.
“De igual modo, pelos motivos já elencados, necessário se faz coibir a conduta do representado, devendo se abster de publicar a referido conteúdo em qualquer meio de comunicação”, determinou.