A senadora Simone Tebet (MDB) subiu de 2% para 5% após a participação no Jornal Nacional e no debate dos presidenciáveis, onde foi atacada pelo presidente Jair Bolsonaro (PL). A emedebista empata com o ex-ministro Ciro Gomes (PDT). Soraya Thronicke (União Brasil) marcou 1%. Os dados são da pesquisa do Datafolha, divulgada nesta quinta-feira (1º) pela TV Globo e pelo jornal Folha de S.Paulo.
O levantamento mostra que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) oscilou de 47% para 45%, enquanto Bolsonaro se manteve com 32%. Apesar da vantagem de 13 pontos, a chance de o petista vencer no primeiro turno ficou mais longe por causa do crescimento da terceira via.
Veja mais:
Simone mantém 2% da intenção de voto e Soraya estreia na pesquisa Datafolha com 0%
Datafolha aponta Lula com 47%, Bolsonaro com 29% e frustra Simone com apenas 2%
“Coloco minha vida a favor do Brasil e da democracia”, diz Simone, candidata a presidente
Realizada com 5.734 pessoas em 285 cidades em todos os estados entre os dias 30 de agosto e 1º de setembro, a pesquisa tem margem de erro de 2% para mais ou menos. O número do registro no Tribunal Superior Eleitoral é BR-00433/2022.
De forma simplificada, o cenário de hoje é o seguinte:
Lula – 45%
Bolsonaro – 32%
Ciro – 9%
Simone – 5%
Soraya – 1%
Felipe D’Ávila (Novo) – 1%
Pablo Marçal (PROS) – 1%
Brancos e nulos – 4%
Os demais candidatos – Vera Lúcia (PSTU), Leonardo Péricles (UP), Sofia Manzano (PCB) e Eymael (DC) – não pontuaram.
De acordo com o Datafolha, Simone se destacou entre as mulheres, onde passou de 1% para 6%. Ela confrontou Bolsonaro no debate da Band, Uol e TV Cultura. “Você é uma vergonha no Senado”, afirmou o presidente. Ela obteve o maior percentual entre os mais instruídos e pessoas com mais de 60 anos, onde ficou com 7%.
Ciro Gomes também cresceu de 7% para 9%, mas o destaque foi entre os jovens, onde passou de 8% para 15% e entre os mais instruídos, de 6% para 13%.