Na disputa pelo governo do Estado, Rose Modesto (União Brasil) traz proposta do Banco da Mulher para incentivar o empreendedorismo feminino. O financiamento tem os seguintes atrativos: valor de até R$ 30 mil, juro zero e carência de dois anos para começar a pagar. Não foi divulgada a forma de parcelamento.
“Nosso objetivo com o Banco da Mulher é fortalecer o empreendedorismo feminino. O financiamento será concedido conforme avaliação do perfil do empreendimento, a estrutura que vai precisar. O empréstimo pode chegar a até R$ 30 mil, com juros zero e carência de dois anos para começar a pagar esse financiamento”, diz Rose.
Ela tenta ser a primeira governadora de MS, Estado onde a última candidatura feminina ao governo data de 2002, apesar de as mulheres serem maioria da população e entre o eleitorado.
Conforme divulgado pela candidata, pesquisa feita pelo Sebrae, no ano de 2021, em 13 municípios sul-mato-grossenses traçou o perfil das empreendedoras: 72,9% são donas de negócios tidos como novos, com no máximo cinco anos de atividade.
O comércio absorve a maior parte das iniciativas, com 50,3%, enquanto a área de serviços abrange 39,7%. O levantamento mostra que 75% das empreendedoras são mães, 74% têm entre 30 e 49 anos, e 65% tem ensino superior completo. O Banco da Mulher consta no eixo econômico do plano de governo da candidata do União Brasil.
Nascida em Culturama (distrito de Fátima do Sul), Rose Modesto tem 44 anos e é deputada federal. A candidata já foi vereadora em Campo Grande e vice-governadora no primeiro mandato de Reinado Azambuja (PSDB). Em 2016, disputou a prefeitura da Capital, mas perdeu no segundo turno.