Candidato da federação Psol Rede Sustentabilidade, Adonis Marcos (Psol) quer ampliar a escolas de período integral e adotar a escola digital em Mato Grosso do Sul. Ele cita como exemplo a cidade de Ribas do Rio Pardo, o único município administrado pelo Psol em Mato Grosso do Sul.
“Com wifi liberado para todos os alunos, inclusive da área rural, utilizando como modelo o município de Ribas do Rio Pardo. Além disso, ofertaremos cursos EAD para atender ao máximo possível de alunos”.
Na disputa pelo governo, o candidato pretende implantar pelo menos uma escola de período integral em cada um dos 79 municípios. “Assim, iremos suprir a necessidade do nosso corpo estudantil”.
Contra a evasão escolar, Adonis destacou a implantação de escolas com cursinho preparatório para o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) e com cursos técnicos.
“Entendemos que os nossos jovens precisam ter direito de escolha. Então, nossa prioridade é oferecer caminhos para eles, seja o de cursar ensino superior, seja o de se preparar para o mercado de trabalho, tal qual os estudantes de escolas particulares”.
Natural de Cascavel (Paraná), Adonis Marcos de Souza tem 38 anos e é autônomo na construção civil. Ele se formou em Direito na Uniderp Anhanguera e preside a UNA (União Nacional Agrária), que conta com aproximadamente 10 mil famílias em 15 Estados.