Professora e citando a educação como um verdadeiro milagre em sua vida, a candidata Rose Modesto (União Brasil) promete criar programa que vai ofertar estágio remunerado. A proposta é para combater a evasão escolar, principalmente no Ensino Médio. Mesmo antes da pandemia, a realidade é que muitos alunos se veem dividido entre prosseguir estudando ou buscar trabalho para sobrevivência.
“Vamos apoiar esses alunos oferecendo estágios remunerados. Serão 1 mil vagas para buscar reduzir essa defasagem. Mato Grosso do Sul nesta pandemia se tornou o primeiro estado no índice de evasão escolar, com 20% dos alunos não voltando no Ensino Médio”, destacou a candidata.
Mais uma vez, Rose recorreu ao passado humilde, num contraponto a candidatos de famílias tradicionais. Ela destaca que a educação a fez chegar ao atual cargo de deputada federal.
A candidata também aposta em novas tecnologias, equipamentos modernos e no apoio aos alunos que demonstrarem dificuldades, além da adoção de políticas específicas de valorização dos servidores.
“A realidade que eu vejo é que atualmente existem no Estado 12 mil professores contratados ganhando 30% a menos que os demais. Temos que valorizar mais essa categoria, e não podemos esquecer dos profissionais do administrativo, onde há um déficit muito grande. Isso precisa ser corrigido”, diz Rose.
Nascida em Culturama (distrito de Fátima do Sul), Rose Modesto tem 44 anos e é deputada federal. A candidata já foi vereadora em Campo Grande e vice-governadora no primeiro mandato de Reinado Azambuja (PSDB). Em 2016, disputou a prefeitura da Capital, mas perdeu no segundo turno.