Na disputa pelo governo de Mato Grosso do Sul, Marquinhos Trad (PSD), que foi prefeito de Campo Grande, quer criar a “Rede Aproxima” para enfrentar o problema das longas filas de espera para consultas e exames.
O projeto prevê a instalação de centrais de exames e clínicas de especialidades nas 11 microrregiões estaduais. Elas vão se somar à estrutura dos equipamentos já existentes.
“É uma situação urgente, porque estamos falando de vidas. Onde não houver estrutura para o atendimento, faremos convênios, contratos de comodatos, aluguéis, tudo para assegurar acesso aos serviços no menor tempo possível, colocando fim as enormes filas e deslocamentos para Capital, na chamada ‘ambulancioterapia”, diz Marquinhos.
Segundo o candidato, um novo mapeamento e planejamento estratégico garantirão a expansão, de maneira inédita, do atendimento de média e alta complexidade em todo Mato Grosso do Sul.
“Hoje, mais de 30 mil pessoas aguardam por exame ou consulta em Campo Grande. Todos os dias, dezenas de ônibus, com centenas de sul-mato-grossenses, desembarcam na Capital em busca de atendimento. Na pandemia, isso se intensificou ainda mais e foi um dos motivos que me levaram a querer me candidatar e assegurar tratamento digno a todos os sul-mato-grossenses”, declara o ex-prefeito.
Nascido em Campo Grande, Marquinhos tem 57 anos. Advogado, ele foi secretário municipal por oito anos, vereador por dois anos, deputado estadual por dez anos e prefeito da Capital por cinco anos e três meses.