Candidato ao governo de Mato Grosso do Sul, Marquinhos Trad (PSD) promete “cluster logístico” no município de Jardim e um “Centro de Distribuição, Financeiro, de Comércio Exterior e Zona Industrial” em Campo Grande. O tema desenvolvimento é tratado no quarto eixo do plano de gestão, sendo batizado de “Governo da Integração: com mais infraestrutura e logística”.
Em bom português, cluster equivale a um aglomerado de serviços. A proposta é concentrar em Jardim prestadores de serviços terceirizados, operações de logísticas e transportadoras.
Outro ponto ressaltado pelo candidato é a concretização do Corredor Bioceânico nos municípios de Mato Grosso do Sul, com a consolidação de Porto Murtinho no recebimento de carga por via rodoviária, hidroviária e, futuramente, por via ferroviária.
“Queremos ampliar o acesso aos mercados consumidores e melhorar a competitividade das matérias-primas e produtos industrializados de Mato Grosso do Sul. Para isso, vamos investir na melhoria, ampliação e modernização de rodovias, ferrovias, hidrovias, estruturação de portos secos e terminais de armazenamento e transporte”, diz Marquinhos.
O plano também inclui parceria com os municípios para melhorar a qualidade de vida dos trabalhadores do campo. As ações contemplam pavimentação, terraplanagem e cascalhamento das estradas vicinais e estaduais rurais, além de substituição de pontes de madeira estratégicas por pontes de concreto.
O projeto defende a universalização do saneamento e fomento à energia limpa e sustentável, com a ampliação e melhoria da rede de distribuição de gás no Estado.
“Vamos propor e estimular ações para que, cada vez mais, produtores rurais e empresas adotem modelos de produção com base no carbono neutro, reduzindo ou compensando a quantidade de gases causadores de efeito estufa em Mato Grosso do Sul”, diz o candidato.
Nascido em Campo Grande, Marquinhos tem 57 anos. Advogado, ele foi secretário municipal por oito anos, vereador por dois anos, deputado estadual por dez anos e prefeito da Capital por cinco anos e três meses.