A pesquisa Datafolha mostra as “presidenciáveis” Simone Tebet (MDB) e Soraya Thronicke (União Brasil), ambas senadoras por Mato Grosso do Sul, bem distante de vitória nesta corrida eleitoral.
Simone aparece com 2% de intenções de votos na pesquisa estimulada, quando os concorrentes são apresentados ao eleitor. Com esse resultado, ela repete o percentual da pesquisa divulgada em 28 de julho.
Este é o primeiro levantamento do instituto com o nome da senadora Soraya Thronicke, que substituiu Luciano Bivar. Contudo, ela registrou 0%. Apesar da expectativa que dividisse votos da direita com Jair Bolsonaro (PL), principalmente entre as mulheres.
A pesquisa mostra a liderança do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), com 47% das intenções de voto, mesmo resultado do mês passado. O levantamento aponta o avanço de Bolsonaro, que passou de 29% para 32%. Já Ciro Gomes (PDT) recuou de 8% para 7%.
A candidata Vera, do PSTU, marcou 1%. Pablo Marçal (PROS), Sofia Manzano (PCB), Felipe d’Ávila (NOVO), Eymael (Democracia Cristã), Léo Péricles (UP) e Roberto Jefferson (PTB) não pontuaram.
O questionário foi registrado no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) no dia 12, antes da retirada da candidatura de Pablo Marçal e do registro da candidatura de Eymael como Constituinte Eymael. Os votos em branco/nulo/nenhum somam 6%. Outros 2% não souberam responder.
A pesquisa ouviu 5.744 pessoas em 281 municípios e tem margem de erro de 2 pontos percentuais para mais ou para menos.
A pesquisa Datafolha, divulgada nesta quinta-feira (18), foi encomendada pela Globo e pelo jornal Folha de São Paulo.
De acordo com o G1, contando apenas os votos válidos, sem nulos, brancos e indecisos, Lula tem 51%, o que deixa a possibilidade de vitória no primeiro turno dentro da margem de erro. Bolsonaro tem 35% dos votos válidos e Ciro, 8%.