Candidato ao governo de Mato Grosso do Sul, Capitão Contar (PRTB) destacou as políticas públicas para as mulheres e disse que vai fortalecer ações para combater os feminicídios.
Segundo o candidato, dados da Sejusp (Secretaria de Justiça e Segurança Pública) apontam que Mato Grosso do Sul está entres os campeões de casos no Brasil. Neste ano, até 3 de agosto, foram registrados 27 feminicídios no Estado. Para Contar, os números são alarmantes, sendo preciso mudar essa realidade urgente.
“Nós temos que ampliar as campanhas de combate à violência contra mulher, a divulgação das formas dessa violência e, sobretudo, incentivar e dar segurança para que as pessoas denunciem”, diz.
Uma das propostas do Capitão é a criação do Programa de Habitação voltado para o atendimento à mulher vítima de violência doméstica. Outra ação que será adotada na gestão é buscar a implementação de Casas da Mulher Brasileira e Salas e Lilás 24h nos polos regionais.
Deputado estadual, ele tem um projeto que tramita na Casa de Leis para criação de um aplicativo de celular para socorrer mulheres vítimas de violência.
O aplicativo será disponibilizado para mulheres com medidas protetivas que se sentem ameaçadas. Mesmo sem créditos para dados, o sistema poderá ser acionado através de três toques ou pelo botão volume do celular. Uma vez acionado, envia notificações à Central de Atendimento e, em simultâneo, aciona três números cadastrados de amigos ou familiares.
Nascido em Campinas, Renan Contar tem 38 anos e é capitão do Exército. Em 2018, foi o deputado estadual mais votado de MS.