Um dos cinco eixos do plano de governo de Marquinhos Trad (PSD), o “Governo do Cuidado” inclui a criação do programa “Prospera Jovem”, que assegurará a permanência do jovem na escola por meio de bolsas de estudo.
Contudo, o programa registrado na Justiça Eleitoral não detalha a faixa etária, total de vagas ou critérios. Desta forma, não fica claro se o candidato ao governo de Mato Grosso do Sul quer oferecer bolsas na rede privada, o que tem pouco impacto na melhoria da educação de todos, ou se o estudante terá apoio financeiro para permanecer na rede estadual de ensino.
Sobre o programa, o plano de governo apresenta o “Prospera Jovem” desta forma: “Para as famílias com maior vulnerabilidade, vamos implementar o Programa ‘Prospera Jovem’ que assegurará a permanência do jovem na escola por meio de bolsas de estudo, oferta de cursos profissionalizantes, encaminhamento ao mercado de trabalho e acesso à alimentação adequada. Além de minimizar a pobreza, esse programa tem o objetivo de reduzir a evasão escolar que é expressiva em Mato Grosso do Sul, preparar o jovem para o mundo do trabalho e fortalecer o acesso ao ensino superior”.
O capítulo “Governo do Cuidado” propõe soluções para saúde, inclusão social, moradia, segurança, esporte e lazer.
“São prioridades questões urgentes, principalmente, para as pessoas mais vulneráveis, que terão a força do nosso trabalho para melhoria da sua qualidade de vida. É um capítulo muito importante do nosso Programa de Governo, onde também temos propostas para realizar o sonho de uma moradia digna para as pessoas, um problema que após dois governos e 16 anos, não diminui, com mais de 80 mil pessoas à espera de uma moradia digna para viver com sua família”, diz Marquinhos.
Para prevenção de riscos sociais, está previsto o fortalecimento dos serviços de proteção para apoio às famílias e redução da vulnerabilidade social, com acesso a direitos para a melhoria da qualidade de vida das pessoas.
Na saúde, a modernização e fortalecimento da rede pública com a estruturação dos núcleos regionais; investimento na atenção primária e a modernização com a teleinterconsulta (modalidade realizada exclusivamente entre profissionais para troca de informações).
A segurança pública terá como prioridade a modernização com investimento em estrutura física, logística e recomposição do efetivo, com aperfeiçoamento de ações preventivas e repressivas a roubos, homicídios e criminalidade em geral, incluindo atenção à faixa de fronteira, que abriga 50% da população do Estado.
Marquinhos vai ampliar os investimentos na Cultura, Esporte e Lazer. Os projetos terão como prioridade eventos para revelação de novos talentos e diversidade de artistas locais.
O Programa Integrado de Incentivo ao Esporte e Lazer, Movimenta MS, será realizado em parceria com os municípios. Com o apoio do Estado na estruturação dos espaços públicos de esporte e lazer, será possível ampliar e diversificar as ações, resultando na promoção da saúde de toda a população.
Nascido em Campo Grande, Marquinhos tem 57 anos. Advogado, ele foi secretário municipal por oito anos, vereador por dois anos, deputado estadual por dez anos e prefeito da Capital por cinco anos e três meses.