A candidata a presidente da República, Simone Tebet (MDB), voltou a 2%, enquanto a senadora Soraya Thronicke (União Brasil) ficou com 0% na pesquisa do FSB Comunicação, divulgada nesta segunda-feira (15) pelo BTG Pactual. O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) subiu e voltou a ampliar de 7 para 11 pontos percentuais a vantagem sobre o presidente Jair Bolsonaro (PL).
Esta é a primeira pesquisa nacional que incluiu a Soraya como candidata a presidente no lugar do deputado federal Luciano Bivar. Ela permaneceu com o mesmo índice do antecessor, 0%, conforme a sondagem FSB/BTG. Simone tinha subido para 3% e voltou a 2%.
Veja mais:
Vantagem de Lula sobre Bolsonaro cai de 13 para 7 pontos; Simone tem 3%, diz FSB/BTG
Em oito anos, Simone ganha 5 apartamentos, patrimônio cresce 47% e chega a R$ 2,3 milhões
Com 3º maior tempo de TV, Simone e Soraya vão ganhar visibilidade nacional com propaganda
Realizada com 2 mil eleitores por telefone entre os dias 12 e 14 deste mês, a pesquisa tem margem de erro de 2% para mais ou menos e nível de confiança de 95%. O número do registro no TSE é BR-00603/2022.
Na espontânea, Lula tem 41%, contra 32% de Bolsonaro, 3% de Ciro Gomes (PDT), 1% de Simone e 5% de nenhum deles. Em relação a semana passada, o petista subiu três pontos, enquanto o liberal oscilou um para baixo.
Na estimulada, Lula subiu de 41% para 45%, enquanto Bolsonaro permaneceu com 34%. Ciro passou de 7% pra 8%, enquanto Simone passou de 3% para 2%. Soraya não pontuou e ficou com 0%, mesmo índice de Vera Lúcia (PSTU), Sofia Manzano (PCB), Leonardo Péricles (UP), Felipe D’Ávila (Novo) e Roberto Jefferson (PTB).
Nas simulações de segundo turno, Lula derrotaria todos os adversários: Bolsonaro (53% a 38%), Ciro (50% a 28%) e Simone (54% a 26%). Já Ciro ganharia de Bolsonaro (37% a 39%). O presidente venceria Simone (42% a 40%), mas em empate técnico.