O vice-prefeito de Três Lagoas, Paulo Jorger Salomão do Câmara Nery (PP) é o candidato a segundo suplente de senador na chapa da deputada federal Tereza Cristina (PP), do Centrão. Médico, empresário do ramo imobiliário e ex-conselheiro do Misto, ele foi compor com o tenente da reserva do Exército, Aparecido Andrade Portela.
O tenente Portela bateu os favoritos na disputa, como o ex-superintendente do Sebrae, Cláudio Mendonça (PL), que contava com o apoio do setor produtivo, e o ex-senador Pedro Chaves (PP). O militar foi uma imposição do presidente Jair Bolsonaro (PL), que pretende nomear a deputada para o Ministério da Agricultura e garantir o mandato para o amigo no Senado. Tereza diz que vai cumprir o mandato até o final.
Veja mais:
Tenente Portela deve bater favoritos e ser o primeiro suplente de senador de Tereza Cristina
Ranking: Tereza mantém liderança, adversários sobem e candidato a senador de Lula é 5º
Adversários caem e Tereza Cristina sobe e se isola em 1º na disputa do Senado, diz Ranking
Paulo Salomão era do DEM, partido que se fundiu com o PSL para fundar o União Brasil, e é vice-prefeito de Três Lagoas desde 2016. Ele faz dobradinha com o prefeito Ângelo Guerreiro (PSDB).
Tereza Cristina vai enfrenta na disputa da única vaga no Senado o juiz federal aposentado Odilon de Oliveira (PSD), o ex-ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta (União Brasil), advogado e professor de Direito da UFGD, Tiago Botelho (PT), Anízio Tocchio (PSOL) e Jeferson Bezerra (Agir).
A ex-ministra é a candidata de Bolsonaro, enquanto Tiago é o candidato do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). O presidente e o petista defendem a eleição de um aliado para evitar problemas no Congresso Nacional, que pode travar projetos e inviabilizar as gestões.