Candidatas a presidente da República, as senadoras Simone Tebet (MDB) e Soraya Thronicke (União Brasil) vão ter, praticamente, o 3º maior tempo no horário eleitoral, com cinco inserções diárias de 30 segundos. As sul-mato-grossenses vão ganhar visibilidade nacional, já que só vão ter destaque inferior ao do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), dono do maior tempo no horário eleitoral, e do presidente Jair Bolsonaro (PL).
Conforme o jornal Folha de São Paulo, graças a aliança com nove partidos (PT, PCdoB, Solidariedade, PSB, Rede, PSOL, PV, Avante e PROS), o petista terá direito ao maior tempo no horário eleitoral gratuito, que começa no dia 26 deste mês. Lula terá três minutos e 16 segundos do bloco diário de 12 minutos e 7,5 inserções diárias de 30 segundos.
Veja mais:
Simone vai a 4% e empata com Ciro, segundo PoderData; Lula tem 43% contra 35% de Bolsonaro
Após acordo no RS, PSDB confirma senadora Mara Gabrilli como vice-presidente de Simone
Ex-secretário da Receita é o candidato a vice-presidente na chapa de Soraya Thronicke
Eleita na onda conservadora, Soraya será candidata a presidente e vai enfrentar Bolsonaro
O 2º maior tempo será de Bolsonaro, com o apoio de três partidos (PL, Progressistas e Republicano), com dois minutos e 40 segundos e seis inserções.
Simone obteve o apoio de quatro partidos (MDB, PSDB, Cidadania e Podemos). A coligação lhe dará o direito a dois minutos e 16 segundos. Com apoio do União Brasil, Soraya terá direito a dois minutos e sete segundos. As duas senadoras terão direito a cinco inserções por dia.
Elas vão terão mais que o dobro do tempo destinado ao ex-ministro da Integração Nacional, Ciro Gomes (PDT), e do ex-deputado do Roberto Jefferson (PTB), condenado no escândalo do Mensalão, que terão 50 segundos e duas inserções diárias.
Felipe D’Ávila (Novo) terá direito a 19 segundos, enquanto o eterno presidenciável Eymael (DC) a 8,3 segundos. Os nanicos Vera Lúcia (PSTU), Sofia Manzano (PCB) e Leonardo Péricles (UP) terão 6,8 segundos cada.
A campanha na televisão e rádio começará no dia 26 de agosto e vai até o dia 29 de setembro.