O deputado estadual Capitão Contar (PRTB) superou o ex-secretário estadual de Infraestrutura, Eduardo Riedel (PSDB), e empatou com a deputada federal Rose Modesto (União Brasil) em 3º, segundo pesquisa do IPESPE (Instituto de Pesquisas Sociais, Políticas e Econômicas). O ex-governador André Puccinelli (MDB) lidera com 23%, contra 19% do ex-prefeito de Campo Grande, Marquinhos Trad (PSD).
O levantamento foi realizado entre os dias 29 de julho e 2 deste mês com 800 eleitores na Capital e no interior. O número na Justiça Eleitoral é MS-03730/2022. A margem de erro de 3,5 pontos percentuais para mais ou menos. A pesquisa custou R$ 33,6 mil e foi paga pelo PRTB, partido do Capitão Contar.
Veja mais:
Ranking: Tereza mantém liderança, adversários sobem e candidato a senador de Lula é 5º
Ranking: André volta a liderar, mas empata com Marquinhos; Riedel segue atrás de Rose em 4º
A pesquisa é semelhante aos números divulgados em julho pelos institutos Novo Ibrape, divulgado pelo Correio do Estado, e Real Big Data Time, da TV Record. A única pesquisa, registrada no Tribunal Regional Eleitoral, é do Novo Ibrape e a divulgação estava prevista para ontem (4).
Na pesquisa do PRTB, André com 23% e Marquinhos com 19% estão empatados tecnicamente em 1º. Contar e Rose possuem 12%, contra 9% de Riedel. Os três estão empatados dentro da margem de erro. A advogada Giselle Marques (PT) tem 3%, contra 1% do bacharel em Direito e líder sem-terra, Adonis Marcos (PSOL).
Conforme o IPESPE, 12% dos eleitores vão votar em branco, nulo ou não querem nenhum dos sete candidatos. Outros 10% seguem indecisos.
O PRTB não quis divulgar o levantamento completo. Além da pesquisa estimulada, o instituto fez o levantamento espontânea e a rejeição dos candidatos a governador. Também ouviu a preferência do eleitorado sobre a disputa para presidente da República e do Senado.
O partido mandou averiguar a capacidade de transferência de votos do governador Reinaldo Azambuja (PSDB), famoso por aumentar impostos e por ter sido denunciado ao STJ por receber propina de R$ 67,7 milhões da JBS, e do presidente Jair Bolsonaro (PL).
O tucano apoia Riedel e tenta emplacar o terceiro mandato consecutivo do PSDB em Mato Grosso do Sul. Já Bolsonaro está dividido entre Capitão Contar e Eduardo Riedel.
Nesta sexta-feira, as convenções vão sacramentar os candidatos a governador. André Puccinelli (MDB) será oficializado de manhã na Associação Nipo-brasileira. A candidata a vice-governadora será a ex-secretária estadual de Assistência Social Tânia Garib (MDB).
O PSDB vai oficializar o nome de Eduardo Riedel na sede do partido na Capital. O grande suspense é quem o partido vai indicar para compor chapa com o tucano, que segue empacado nas pesquisas apesar do esforço feito por Reinaldo.
Capitão Contar vai ser oficializado em convenção a ser realizada, a partir das 18h, no Grand Park Hotel. O candidato a vice-governador será o advogado Beto Figueiró (PRTB).
A pesquisa animou o deputado. “”Estamos no páreo e vamos pra cima! Não adianta inventar mentiras, fake news! O maior apoio que um pré-candidato pode ter é da população. E, esse apoio voluntário que vem de graça e mostra o verdadeiro desejo de renovação dos sul-mato-grossenses é o que vai nos levar para o segundo turno, com certeza!”, afirmou Contar.