As dificuldades enfrentadas por atletas paralímpicos entraram na agenda desta quinta-feira (dia 4) da candidata Rose Modesto, que disputa o governo de Mato Grosso do Sul pelo União Brasil. Ela assistiu ao amistoso entre os times Caira FC e Universidade FC de futebol de 7 Paralímpico, no Rádio Clube Campo, em Campo Grande.
Durante o amistoso, os professores Elio Souza e Yara Yuli, que trabalham há vários anos com esportes paralímpicos, explicaram a Rose Modesto sobre as dificuldades enfrentadas pelos atletas, principalmente com relação a transporte para competições e estruturas físicas para os treinos e competições.
“Eu fico feliz em poder conhecer e ter o privilégio de estar com esses atletas que representam tão bem o nosso Estado. Eu sou a prova que o poder da Educação é transformado assim como o Esporte. Hoje, eu aprendi muito falando com vocês. E pode ter certeza que o meu governo vai ser pautado pelo diálogo e vamos ouvir vocês para melhorar projetos como bolsa-atleta e vamos fomentar os esportes paralímpicos”, diz a candidata.
O professor Marcos dos Santos Ferreira, 44 anos, que é ex-atleta e técnico do Caira FC, explica que o futebol de 7 PC paralímpico tem poder inclusivo muito grande, ajuda na autoestima do atleta, na coordenação motora e também na sociabilização. A modalidade é voltada para atletas que tiveram paralisia cerebral, traumatismo craniano e AVC.
“Infelizmente, nós não temos muito reconhecimento, temos várias dificuldades como: patrocínio e precisamos de políticas públicas específicas para os atletas paralímpicos. Agora, a bolsa contempla o atleta, mas caso precise de um atleta-guia este não e contemplado”, enfatiza.
Nascida em Culturama (distrito de Fátima do Sul), Rose Modesto tem 44 anos e é deputada federal. A candidata já foi vereadora em Campo Grande e vice-governadora no primeiro mandato de Reinado Azambuja (PSDB). Em 2016, disputou a prefeitura da Capital, mas perdeu no segundo turno.