*Por Richelieu de Carlo
Após cinco anos no ar, O Jacaré estreou um novo visual nesta segunda-feira, 1º de agosto. O site deixou a aparência de blog para trás e adotou um layout de portal de notícias mais moderno, embora mantenha seu estilo “personalizado”, com sua redação formada por um homem só, o jornalista Edivaldo Bitencourt.
“Mesmo que a gente ainda seja limitado, estamos conseguindo ter uma abrangência maior na cobertura”, afirma Edivaldo. E isso se reflete no novo visual, com perspectiva de “mais pessoas colaborando” e ampliar o alcance que já chega em outros estados como Rio de Janeiro, São Paulo e a capital federal, Brasília.
As mudanças são perceptíveis, com a apresentação de uma matéria principal, os destaques nas laterais e uma barra com as últimas notícias no topo rolando de forma contínua. Há também um espaço para os artigos e colunas de opinião, e um local especial para as notícias referentes às eleições de 2022.
“Os artigos e colunas são publicados geralmente nos finais de semana, e nos outros dias ‘sumiam’. Agora, durante a semana, as pessoas vão ter a opção de continuar vendo”, explica Edivaldo.
Outra novidade é a seção “Tiro News”, com o objetivo de registrar os fatos mais importantes do dia, mas que não puderam ser aprofundados de imediato. “São as notícias urgentes”, diz o editor do site.
“A pessoa, quando entrar [no site], vai ter mais opções de quais são os principais fatos que O Jacaré está abordando. A gente consegue destacar a matéria mais importante do dia e dar um destaque bom para ela, e essa questão do ‘Tiro News’, que acho ser um negócio que permite que o leitor veja a notícia mais urgente, que vai ter um impacto maior, que depois vamos aprofundar”, relata Edivaldo.
“O planejamento para mudar [o layout] era de dois anos e meio atrás e que só conseguimos concretizar agora. E aproveitando para ficar diferente, vamos ter uma cobertura maior nas eleições deste ano, um pouco melhor do que fizemos em 2018 e 2020”.
O Jacaré deve acompanhar todos os debates, entrevistar os participantes da corrida eleitoral e fazer o perfil dos postulantes ao Governo do Estado e ao Senado. Além de publicar diariamente as propostas e movimentações dos candidatos de uma forma mais intensa em agosto, setembro e outubro, se houver segundo turno.
Com 70% dos acessos sendo feitos por celulares/smartphones, os leitores que utilizam esses meios vão sentir o visual mais limpo e organizado, mesmo com a publicidade, que antes só eram exibidas na versão para computador. “Para quem for anunciar, vai ter um alcance maior agora”, avisa Edivaldo Bitencourt.
A linha editorial permanece a mesma implementada desde fevereiro de 2017, quando O Jacaré foi lançado. “A questão da pluralidade, manter as análises. Uma coisa que a gente sempre faz, que é a nossa marca, é acompanhar todos os desdobramentos dos casos na Justiça e no Ministério Público Federal e Estadual”.
“Enquanto os jornais ignoram o andamento de processos contra políticos poderosos e autoridades, a gente continua acompanhando normalmente. Damos o mesmo tratamento para todo mundo”, conclui Bitencourt.