Sem acordo com o vice-governador Murilo Zauith, que poderia concorrer ao mesmo cargo pela terceira vez, a convenção do União Brasil vai oficializar, nesta sexta-feira, a partir das 18h, as candidaturas a governadora de Rose Modesto e a senador do ex-ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta. O candidato a vice na chapa da deputada não será anunciado hoje devido a um impasse nas articulações.
Presidente regional do União Brasil, a senadora Soraya Thronicke e a candidata querem fazer dobradinha com Murilo, que foi deputado estadual, deputado federal, prefeito de Dourados e vice-governador por dois mandatos, de André Puccinelli (MDB) e de Reinaldo A zambuja (PSDB). No entanto, o empresário declinou do convite e indicou o ex-presidente da Agesul (Agência Estadual de Gestão de Empreendimentos), Luís Roberto Martins de Araújo, o Beto Araújo.
Veja mais:
Marquinhos segue em 1º e André, Rose e Riedel disputam vaga no 2º turno, diz IBP
Soraya convida Murilo para vice de Rose e douradense pode pedir música no Fantástico
Líderes jovens do PSDB deixam partido, abandonam Riedel e aderem à candidatura de Rose
Na derradeira das articulações, Rose perdeu o apoio do Avante. O partido esperava contar com o apoio da deputada federal para apoiar a candidatura a senador do procurador de Justiça, Sérgio Harfouche (Avante). Mandetta acabou se viabilizando com o apoio da cúpula nacional. Como a lei não permite dois candidatos na mesma coligação, Harfouche será candidato independente, mas não garante manter o apoio à candidatura de Rose.
Sem o Avante, a deputada vai contar com o apoio apenas do Podemos, comandado pelo empresário e ex-secretário estadual de Governo, Sérgio Murilo. O irmão de Rose, o deputado estadual Rinaldo Modesto, o Professor Rinaldo, está filiado à sigla.
Mesmo desidratada, a candidata celebra a convenção porque vai acabar com os boatos de que desistiria da disputa para ser vice de André Puccinelli (MDB) ou do ex-secretário estadual de Infraestrutura, Eduardo Riedel (PSDB). Mesmo não contando com a mega estrutura do tucano, ela tem se mantido em terceiro nas pesquisas e na cola dos líderes.
”Agora, acabam as fake news sobre eu ser vice ou senadora. Esse é mais um grande passo na minha vida pública, a qual encaro com muito respeito e seriedade, principalmente por saber que represento o sonho de muitas pessoas, que desejam mudança e querem ser representadas”, ressaltou Rose.
“O sonho de homens e mulheres que querem um MS mais justo e próspero, além de representar todas as mulheres, em especial as sul-mato-grossenses que não têm medo e lutam pelo seu espaço, seja na vida pública, no trabalho, em seus lares e na sociedade. Com esse espírito de esperança, trabalho e fé vamos seguir nossa caminhada e nosso compromisso de sempre, cuidar de gente”, afirmou a candidata.
“Faremos nossa convenção para lançar uma chapa completa e competitiva para Governo estadual, Senado, Câmara dos Deputados e Assembleia Legislativa. Estou muito otimista com a nossa chapa e acredito que a escolha da deputada federal Rose Modesto para concorrer ao cargo de governadora é o mais indicado para representar o União Brasil em Mato Grosso do Sul. Espero que o eleitor entenda que a Rose é a melhor opção para administrar o nosso Estado com competência e honestidade. O nome dela está à disposição daquelas pessoas que querem um Mato Grosso do Sul melhor”, afirmou Soraya.
De acordo com a deputada, o nome do vice vai ficar em aberto para ser definido até o dia 5 de agosto, quando termina o prazo para o registro das candidaturas. Murilo é o nome preferido. No entanto, em reunião realizada ontem à noite em Dourados, não houve acordo e o candidato a vice ainda será definido.
Beto Araújo tem se apresentado como nome conhecido em Dourados, apesar de ser inexpressivo politicamente. Ex-secretário municipal de Serviços Urbanos e de Planejamento de Dourados na gestão de Zauith, ele nunca se elegeu para outro cargo eletivo.
No domingo (24), a federação PSOL-Rede oficializa a candidatura do bacharel em Direito Adonis Marcos de Souza, a partir das 9h, na Câmara Municipal. No dia 30, Patriotas e PSD oficializam a candidatura de Marquinhos Trad (PSD). No mesmo dia, a federação PT, PV e PCdoB oficializará a advogada Giselle Marques (PT).
No dia 5, último dia, vão ocorrer as convenções do MDB, para lançar André Puccinelli, do PSDB, para sacramentar Riedel, e do PRTB, de Capitão Contar.