O PSDB decidiu apoiar a candidatura a presidente da República de Simone Tebet (MDB) e decidiu exigir apenas o apoio dos emedebistas ao candidato a governador tucano no Rio Grande do Sul. No entanto, a tarefa não será fácil. Nesta quinta-feira, a senadora vai à região Sul para fechar a aliança, mas o candidato do MDB, o deputado estadual Gabriel Souza (MDB), não aceitou participar de reunião com a presidenciável e se transformou na pedra no caminho para fechar a aliança entre os dois partidos.
[adrotate group=”3″]
Conforme o jornal Zero Hora, Souza alegou compromissos marcados com antecedência e viajou para fazer campanha no sul e litoral do RS. Com a decisão, ele mantém a candidatura e evita qualquer negociação para apoiar a candidatura a governador de Eduardo Leite (PSDB).
Veja mais:
Tasso deve ser vice de Simone e PSDB ainda tem esperanças de tirar André da disputa
Sem Doria, Simone ainda patina em 2%, mas empata com Bolsonaro no 2º turno, diz FSB
Simone ganha capa da Veja como “nova cara do Centro”; André evita reunião com senadora
Com a decisão, o gaúcho acabou se transformando no calcanhar de Aquiles para Simone obter o apoio do PSDB na disputa presidencial. Inicialmente, o presidente nacional do PSDB, Bruno Araújo, anunciou que só haveria apoio se o MDB apoiasse os candidatos tucanos em Mato Grosso do Sul, Pernambuco e Rio Grande do Sul.
Liderando as pesquisas, o ex-governador André Puccinelli (MDB) descartou a possibilidade. O presidente regional do MDB, Junior Mochi, avisou, em alto e bom som, que a candidatura não será moeda de troca. A mesma postura foi anunciada pelo ex-ministro da Secretaria de Governo, Carlos Marun. Em Pernambuco, o MDB segue disposto a apoiar o candidato Danilo Cabral (PSB).
Em reunião nesta quarta-feira, a cúpula do PSDB decidiu que vai apoiar Simone. No entanto, passou a exigir o apoio do MDB em Minas Gerais, Pernambuco e Rio Grande do Sul. Alguns jornais chegaram a dizer que bastará o acordo no RS. Se Gabriel Souza desistir, no dia 8 deste mês, os tucanos sobem, oficialmente, no palanque de Simone.
Para atender esse pedido, o único, Simone viajou a Porto Alegre. A senadora participa hoje à noite da festa de aniversário do presidente da Fundação Ulisses Guimarães, Alceu Moreira, em Esteio (RS). Amanhã, ela se reúne com a equipe liderada pelo ex-governador Germano Rigotto para anunciar o programa de Governo.
De acordo com o jornal Zero Hora, a expectativa é de que Simone deixe o Rio Grande do Sul sem conseguir o acordo para retirar a candidatura de Gabriel Souza. Contudo, a senadora começa a ganhar aliados na velha guarda emedebista, que não vê com bons olhos manter um candidato próprio ao Governo com 2% nas pesquisas.
Simone tem oscilando entre 1% e 2% nas pesquisas, dependendo do instituto, apesar da saída do páreo do ex-governador João Doria.
Após morte de sogro, senadora cancela agenda no Rio Grande do Sul
A senadora Simone Tebet cancelou a agenda no Rio Grande do Sul após a morte do sogro, Agostinho Rocha Segura, 80 anos. Ele estava internado em Três Lagoas após um AVC. O filho dele e marido de Simone, Eduardo Rocha, é o atual secretário estadual de Governo.
Confira a nota da senadora:
“A agenda da senadora Simone Tebet no dia de hoje, quinta-feira (2/6), foi cancelada como resultado do falecimento do sogro da parlamentar, Agostinho Rocha Segura, de 80 anos, em Três Lagoas, no Mato Grosso do Sul (MS). Com isso, a pré-candidata não irá a Porto Alegre (RS). Ela seguirá de Brasília para o MS.
Agostino Rocha Segura sofreu um AVC na quinta-feira (27/5), quando foi internado no Hospital da Caixa de Assistência dos Servidores do Estado de Mato Grosso do Sul (Cassems). Desde então, permaneceu na UTI do centro médico, mas faleceu na manhã desta quinta-feira (2/6), por volta das 9 horas. Ele deixa a ex-esposa e amiga Lurdes Barbosa Rocha, os três filhos, Léa, Luciana e o deputado estadual Eduardo Rocha, marido da parlamentar e secretário de Governo do Mato Grosso do Sul, além de cinco netos.
O velório está marcado para amanhã (3/6), às 7 horas, na Capela da Funerária Cardassi. O sepultamento deve acontecer às 10 horas, no Cemitério Municipal.”