O temporal causou estragos em Ponta Porã e outras cidades da região sul de Mato Grosso do Sul, como Amambai e Paranhos. A chuva de granizo, que impressionou por ter deixado o chão branco coberto com pedras de gelo, deve causar perda de 40% da lavoura de milho no Assentamento Itamarati, em Ponta Porã, conforme estimativa da prefeitura da cidade.
[adrotate group=”3″]
A tempestade de granizo destelhou residências, levou coberturas, derrubou postes de energia elétrica e árvores no assentamento, o maior do Estado e onde vivem 15 mil moradores. De acordo com a subprefeita Natália Velasques da Silva, somente no núcleo urbano houve o destelhamento de 15 casas. Equipes ainda estão percorrendo o assentamento de 50 mil hectares para levantar os estragos.
Veja mais:
Tempestade de granizo causa destruição, arrasa lavouras e cobre chão de branco em MS
Com tempestade de areia inédita, temporal causa estragos assustadores e vira barco em MS
Sem controle, fogo destruiu 4,1 milhões de hectares do Pantanal e 44% da reserva Kadiwéu
Houve falta de energia elétrica e os moradores acabaram sendo obrigados a recuperar os estragos no escuro. De acordo com a professora Rosimeire Silva, famílias estão sem água desde ontem à noite. O serviço é prestado pela Sanesul (Empresa de Saneamento de Mato Grosso do Sul).
O maior impacto do temporal será econômico. “As lavouras, pelo que eu estou verificando, 40% perdeu”, lamentou Natália. Ela destacou que o prejuízo será enorme para os assentados, porque o Itamarati vem de duas safras difíceis, prejudicadas pela longe estiagem.
Em Amambai, o temporal na madrugada causou a queda de árvores. De acordo com a A Gazeta News, uma árvore caiu sobre uma residência e causou a queda de um poste de energia elétrica. Equipes da Defesa Civil estão percorrendo a cidade para contabilizar os estragos.
Também houve queda de granizo no Distrito de Itahum. Em Paranhos, o vendaval causou quedas de galhos e árvores, conforme os moradores.
Em Campo Grande, a manhã de sábado começou com chuva e vendaval. Houve quedas de árvores em alguns locais.