O JacaréO Jacaré
    Facebook Instagram Twitter
    O Jacaré O Jacaré
    • Início
    • Últimas Notícias
    • Sobre o que falamos
    • Nosso Livro
    • Converse com a gente
    Home»Opinião»Ensaísta afirma que a esquerda não trará o comunismo e lamenta a ameaça de golpe
    Opinião

    Ensaísta afirma que a esquerda não trará o comunismo e lamenta a ameaça de golpe

    Edivaldo BitencourtBy Edivaldo Bitencourt03/04/20224 Mins Read
    Facebook Twitter WhatsApp Telegram Email LinkedIn Tumblr
    WhatsApp Facebook Twitter Telegram LinkedIn Email

    No artigo “O fantasma do golpe reaparece, mas a verdade prevalecerá”, o economista e ensaísta Albertino Ribeiro condena o discurso de Jair Bolsonaro (PL) de insinuar que só outro golpe militar pode livrar o Brasil do comunismo. A esquerda defende o estado de bem-estar social, não a volta do comunismo.

    [adrotate group=”3″]

    “Falar em golpe militar hoje no Brasil é tão arcaico quanto acreditar que numa democracia, político com visão progressista seria risco de implantação do comunismo no Brasil. Digo isso, pois a síntese entre capitalismo e comunismo já está posta. O estado do bem-estar social – praticado há muito tempo na Europa e, principalmente, nos países escandinavos – é o grande norteador do pensamento da esquerda democrática”, explica.

    Veja mais:

    Ensaísta analisa o escândalo envolvendo os pastores no MEC e lamenta o amor ao dinheiro

    Ensaísta destaca o drama e falta de proteção dos motoristas e entregadores de aplicativos

    Economista defende ações para reduzir o impacto do aumento absurdo dos combustíveis

    “Destarte, muitos governos pensaram em uma alternativa ao ‘comunismo’, pois seus tentáculos vinham avançando no leste europeu desde a Revolução Russa de 1917. Essa correlação de forças fez com que, naturalmente, a Europa encontrasse um caminho para o capitalismo menos predador”, pontua.

    “Assim, a narrativa de que um governo de esquerda mergulhará o Brasil numa ditadura comunista é abjeta e mentirosa. As democracias capitalistas já assimilaram esse golpe e hoje encontram-se vacinadas”, conclui Ribeiro.

    Confira o artigo na íntegra: 

    “O fantasma do golpe reaparece, mas a verdade prevalecerá

    Albertino Ribeiro

    Jair Bolsonaro (PL) voltou a falar em golpe militar. Na sexta-feira, dia 01/04/2022, em cerimônia fechada por ocasião da posse do novo ministro da Defesa, o presidente disse que ‘as Forças Armadas são o último obstáculo à implantação do comunismo no Brasil’. Suas palavras fizeram eco àquelas pronunciadas pelo general Braga Neto, no dia anterior, que enalteceu o golpe militar de 1964.

    Falar em golpe militar hoje no Brasil é tão arcaico quanto acreditar que numa democracia, político com visão progressista seria risco de implantação do comunismo no Brasil. Digo isso, pois a síntese entre capitalismo e comunismo já está posta. O estado do bem-estar social – praticado há muito tempo na Europa e, principalmente, nos países escandinavos – é o grande norteador do pensamento da esquerda democrática.

    As seguidas crises e a miséria geradas nos últimos 150 anos, na tentativa de se construir o capitalismo puro (Laissez-Faire) forçaram os países europeus a não deixarem o sistema entregue às suas leis de movimento, o que certamente anteciparia a sua entropia.

    Destarte, muitos governos pensaram em uma alternativa ao ‘comunismo’, pois seus tentáculos vinham avançando no leste europeu desde a Revolução Russa de 1917. Essa correlação de forças fez com que, naturalmente, a Europa encontrasse um caminho para o capitalismo menos predador.

    Assim, esta é a realidade que já se encontra sedimentada. Hoje, um governante de esquerda no mundo democrático traz consigo não mais o sonho de destruir a burguesia e instaurar a ditadura do proletariado, mas uma maneira de salvar o capitalismo.

    Veja leitor, por exemplo, os partidos que governam a Nova Zelândia, Portugal e Espanha. Todos trazem no nome a palavra ‘comunista ou socialista’, mas tem sido o destino de muitos brasileiros patriotas em busca de uma melhor qualidade de vida; estou mentindo?!

    A propósito, por falar em salvar o capitalismo, tem um documentário excelente na Netflix cujo título é ‘Salvando o Capitalismo’, dirigido pelo diretor Jacob Kornbluth. Nele, o ex-secretário do Trabalho do governo Bill Clinton, o economista Robert Reiche, conversa com várias pessoas sobre formas de salvar o sistema. O filme traz uma proposta reformista.

    Ei, psiu! Vale lembrar que ser reformista é o mesmo que conservador, ou seja, é contra uma disrupção.

    Assim, a narrativa de que um governo de esquerda mergulhará o Brasil numa ditadura comunista é abjeta e mentirosa. As democracias capitalistas já assimilaram esse golpe e hoje encontram-se vacinadas.

    No século XIX, Karl Marx previu o fim do capitalismo porque na sua época era impensável a intervenção do Estado na economia como vem acontecendo desde a grande crise mundial de 1929. Algo que acontece, inclusive nos EUA, a meca do capitalismo mundial.

    Hoje, o que mantém vivo o capitalismo não é apenas a sua vocação de produzir riquezas, mas também as políticas públicas e sociais, fomentadas pelo Estado do bem-estar social, que nasceram como uma síntese resultante da dialética Capitalismo/Comunismo. Sem elas, conheceríamos apenas a barbárie.”

    (*) Albertino Ribeiro é economista e ensaísta

    “O fantasma do golpe reaparece mas a verdade prevalecerá albertino ribeiro ECONOMIA golpe militar de 1964 jair bolsonaro reflexão de domingo

    POSTS RELACIONADOS

    Apoiado por Bolsonaro na Capital, Beto Pereira será titular na CPI mista sobre fraude no INSS

    MS 07/07/20253 Mins Read

    Combustível: governo prevê queda de preço se petróleo mantiver cotação

    BR 07/07/20252 Mins Read

    Mercado financeiro reduz previsão da inflação para 5,18%

    BR 07/07/20254 Mins Read

    Economia Fora Da Caixa – A grande mídia adora os BBBs da economia

    MS 07/07/20253 Mins Read

    Comments are closed.

    As Últimas

    Lula defende aproximação entre Mercosul e Sudeste Asiático

    BR 09/07/20255 Mins Read

    Mega-Sena acumula novamente e prêmio vai para R$ 32 milhões

    BR 09/07/20251 Min Read

    Camila acusa Nikolas de defender milionários e não reduzir impostos dos mais pobres

    MS 09/07/20253 Mins Read

    Haddad: bets ganham fortuna, mas mandam dinheiro para fora do país

    BR 09/07/20253 Mins Read

    A verdade que você não lê por aí!

    Siga nossas redes:

    Facebook Twitter Instagram
    O Jacaré
    • Início
    • Últimas Notícias
    • Sobre o que falamos
    • Nosso Livro
    • Converse com a gente
    Categorias
    • AGRO
    • BR
    • Campo Grande
    • charge
    • JORNALISMO INVESTIGATIVO
    • Livro
    • MS
    • Mundo
    • Opinião
    • Seu Bolso
    © 2025 Todos os direitos reservados.

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.