As mãos ficam dormentes e há formigamentos que começam ou terminam nos cotovelos, impondo dificuldades aos movimentos dos dedos. Esses são sintomas comuns da chamada síndrome do túnel do carpo, doença adquirida que resulta em danos nos nervos das mãos.
[adrotate group=”3″]
Em geral, conforme o ortopedista Yuri Andrusov, em entrevista à rede Yandex, a síndrome do túnel do carpo ocorre quando há pressão no nervo mediano do pulso ou responsável pela articulação do cotovelo.
Veja mais:
Endometriose causa dor crônica e reduz a qualidade de vida das mulheres
Boletim Saúde: OMS amplia abordagem para melhorar atenção à saúde sexual
Europa retira restrições coletivas e passa a considerar indivíduo para o controle da covid
As explicações para o problema variam, de acordo com dados da Academia Norte-americana de Ortopedia, sendo a principal delas o estresse do tecido, devido a movimentos repetitivos. Também estão relacionadas outras causas, como deficiência de vitamina B, uso em excesso de bebidas alcóolicas e desidratação.
Para a maioria dos pacientes, o problema vai piorar ao longo do tempo e, por este motivo, é preciso haver diagnóstico e tratamentos importantes, revela a academia de ortopedia dos EUA. E é, justamente, o tempo do diagnóstico que vai definir o sucesso do tratamento, que pode variar entre a aplicação de movimentos simples ou indicação cirúrgica.
Fatores de risco para a síndrome do túnel do carpo:
Os principais fatores de risco para a síndrome do túnel do carpo são: hereditariedade, movimentos repetitivos das mãos, posição do punho, gravidez, artrite, diabetes e desequilíbrios na glândula tireóide.
Fatores hereditários:
Algumas pessoas têm túnel do carpo menor e essas diferenças anatômicas terminam por reduzir o espaço disponível para o nervo.
Movimentos repetitivos
Determinadas atividades, como a digitação e o uso do telefone estressam as articulações de punho e mãos, o que pode causar maior pressão sobre o nervo e, em consequência, inflamações. Isso acontece porque há excesso de movimentos de flexão e extensão.
Gravidez
A gestação é caracterizada pela elevada mudança na carga hormonal, que pode levar ao inchaço e, em consequência, à pressão sobre os nervos no túnel do carpo.
Os principais sintomas da síndrome do túnel do carpo são:
- Dormência, formigamento, queimação e dor – principalmente nos dedos polegar e indicador, médio e anelar;
- Sensações de choque ocasionais que irradiam para o polegar e os dedos indicador, médio e anelar;
- Dor ou formigamento que pode percorrer o antebraço em direção ao ombro;
- Fraqueza e falta de controle dos movimentos da mão.
Nem sempre os sintomas da síndrome do túnel do carpo indicam lesões, mas com a piora do paciente, elas podem aparecer. Há casos em que o desconforto perdura por todo o dia e leva à deterioração da qualidade de vida, com incômodos que podem prejudicar o sono.
Tratamentos disponíveis para a síndrome do túnel do carpo
- Auxílio de fisioterapia;
- Uso de antiinflamatórios;
- Modificação da atividade laboral;
- Cirurgia.
Onde procurar ajuda para a síndrome do túnel do carpo
A avaliação com um clínico geral é o primeiro passo para avaliar os sintomas e apontar o tratamento, quando necessário. Após a consulta, o clínico geral encaminha o paciente a um ortopedista, que pode indicar sessões de fisioterapia ou cirurgia. Mesmo após a cirurgia, o paciente vai necessitar do auxílio de um fisioterapia para apoio à retomada dos movimentos.