O JacaréO Jacaré
    Facebook Instagram Twitter
    O Jacaré O Jacaré
    • Início
    • Últimas Notícias
    • Sobre o que falamos
    • Nosso Livro
    • Converse com a gente
    Home»Mundo»Eventual guerra na Ucrânia vai causar impacto na economia brasileira e encarecer alimentos
    Mundo

    Eventual guerra na Ucrânia vai causar impacto na economia brasileira e encarecer alimentos

    jacareBy jacare13/02/20225 Mins Read
    Facebook Twitter WhatsApp Telegram Email LinkedIn Tumblr
    WhatsApp Facebook Twitter Telegram LinkedIn Email
    Forças militares se mobilizam na fronteira da Biolorrússia com a Ucrânia (Foto: China.com)

    O Brasil não passará ileso à efetivação de uma guerra na Ucrânia, o mais recente alvo da estratégia geopolítica norte-americana para demonstrar poder junto aos mercados mundiais e a Rússia. Diretamente, o país será atingido pela avalanche do desequilíbrio econômico provocado pelo conflito na Europa e vai assistir ao aumento das taxas de desemprego, da inflação e dos juros. Em contrapartida, haverá redução do acesso ao crédito e das exportações.

    [adrotate group=”3″]

    Seria esse o pior cenário, concretizado pelo choque dos mercados mundiais, que há uma semana mantinham a possibilidade do conflito em 50%, mas o aumentaram para 75% na quinta-feira, dia 10, quando a Rússia iniciou exercícios militares na Bielorrussía, fronteira com a Ucrânia. A valorização da aposta foi divulgada no dia seguinte pela empresa de análise norte-americana BCA Research, quando o presidente dos EUA, Joe Biden afirmou que a invasão russa ao território ucraniano poderia acontecer “a qualquer momento”.

    Veja mais:

    Portugal, “ilha da fantasia” dos brasileiros dá vitória maciça ao Partido Socialista nas eleições

    Para filósofo, ao sair do poço, a verdade deixou o ex-juiz Sergio Moro em maus lençóis

    Político digno jamais usaria família e religião para ludibriar e se esconder, afirma filósofo

    A afirmação foi negada pelo governo russo em diversas ocasiões, sendo a última ainda na sexta-feira (11), pelo ministro da Defesa Sergey Shoigu, em reunião com o colega britânico Ben Wallace. Shoigu sublinhou a tensão desencadeada pela intervenção norte-americana e a Otan (organização integrada pelos EUA e outras 29 nações) na Ucrânia como ameaça à segurança russa. Já Wallace engrossou um extenso cordão diplomático integrado por representantes do governo inglês, de ministros alemães e franceses e, também, dos respectivos presidentes dessas duas nações.

    Na última semana, Biden exigiu compromissos dos governos europeus à causa da Ucrânia e, apesar das promessas de lealdade, o que tem percebido é a movimentação para não haver conflito algum. Afinal, o produto imediato do primeiro mês de conflitos resultaria na queda de 10% das ações europeias já no primeiro mês e a elevação dos preços do petróleo e gás natural. Para o gestor de ativos da empresa germânica Meag, Jürgen Callies, a escala geopolítica da crise Rússia/Ucrânia seria um veneno para o mercado de capitais.

    Callies publicou um artigo na revista alemã Wirtschaftswoche onde assenta o elevado risco da baixa prolongada dos ativos europeus, considerando o reposicionamento do bloco de altamente para pouco atrativo economicamente. Os países que integram o bloco europeu também serão diretamente afetados pela resposta das sanções prometidas à Rússia para minar os setores financeiros e energéticos, como enfatizou na sexta-feira a chefe da União Europeia Ursula von der Leyen.

    Mesmo sem a declaração de uma guerra, a UE acumula a pressão sobre os preços do gás. Em entrevista coletiva, o chefe da AIE (Agência Internacional de Energia) Fatih Birol acusou a estatal russa Gazprom de reduzir em 25% o fornecimento de gás para a Europa, forçada a operar criticamente com 50% de armazenamento em janeiro, quando o normal seria 70%.

    Menos presente na mídia europeia estão os efeitos sobre as commodities, com ameaça de aumento dos preços de pães e massas. Nas prateleiras dos supermercados portugueses, por exemplo, o pacote de espaguete básico valorizou 25%, passando de 0,60 cêntimos de euro para 0,75.

    O eventual conflito armado na região terá impacto imediato na economia mundial, que começa a se recuperar da pandemia da covid-19

    Hoje, conforme o IGC (Conselho Internacional de Grãos), Rússia e Ucrânia exportam cerca de 60 milhões de toneladas de trigo, montante equivalente a 30% do comércio global do grão. Para a safra 2021-2022, a estimativa é de que os dois países ocupem o segundo e o terceiro lugar na produção do trigo, ficando à frente de Estados Unidos e Austrália. Em entrevista à mídia alemã, o especialista em commodities do banco Commerzbank, Carsten Fritsch, alerta não haver possibilidade de responder à demanda mundial pelo grão sem a participação de Rússia e Ucrânia.

    Esses e outros sintomas da guerra serão bem distribuídos. Quando aperta o cerco sobre a Rússia, a Otan, sob o comando de Washington, enfatiza a necessidade de sanções semelhantes às impostas ao Irã e à Coreia do Norte. Ou seja, os EUA prometem punir quem fizer negócios com Moscou e, em caso concreto para o Brasil, minar a ampliação do comércio bilateral do país com a Rússia, cujo acordo começou a ser costurado em julho do ano passado.

    O Brasil fica, ainda, refém do mercado porque, apesar de cultivar uma boa relação com os países integrantes da Otan, quando a guerra chegar (se chegar) a reação será uma cadeia. Também não é conhecida ainda a posição da China, parceira comercial do Brasil e que, sobre o conflito na Ucrânia, limitou-se a publicar nos órgãos oficiais de imprensa fotos do exercício militar russo com o destaque de que foram acordados em novembro com a Bielorússia.

    Brasil e mundo assistem os movimentos dos governos da Europa e EUA, de mãos dadas e atadas. Será uma espera tensa, afinal, a próxima reunião do FED (Federal Reserve) está marcada para março e a promessa é de aumento das taxas de juros para os norte-americanos.

    Até lá, os EUA precisam de um conflito para explicar ao próprio povo que o colapso financeiro é culpa da Rússia.

    Soldados russos e americanos se colocam em ponto estratégico próximo da Ucrânia

    conflito ECONOMIA estados unidos guerra na europa mundo rússia ucrânia

    POSTS RELACIONADOS

    Exportações brasileiras para os EUA caíram pela metade desde 2001

    BR 14/07/20256 Mins Read

    Montadoras credenciam carros compactos para obter IPI Zero

    BR 12/07/20253 Mins Read

    Governo cria IPI Verde e zera imposto para carros sustentáveis

    BR 11/07/20253 Mins Read

    Juiz vê risco aos cofres públicos e suspende lei que deu salário de governador a prefeito

    MS 11/07/20253 Mins Read

    Leave A Reply

    Você precisa fazer o login para publicar um comentário.

    As Últimas

    Cid reafirma que Bolsonaro leu minuta golpista durante reunião

    BR 14/07/20252 Mins Read

    Violência contra servidores da saúde: 86% não registra denúncia e sindicato cria “Agressômetro”

    Campo Grande 14/07/20257 Mins Read

    Exportações brasileiras para os EUA caíram pela metade desde 2001

    BR 14/07/20256 Mins Read

    No STF, servidor diz que governo Bolsonaro tentou ligar Lula a facção

    BR 14/07/20253 Mins Read

    A verdade que você não lê por aí!

    Siga nossas redes:

    Facebook Twitter Instagram
    O Jacaré
    • Início
    • Últimas Notícias
    • Sobre o que falamos
    • Nosso Livro
    • Converse com a gente
    Categorias
    • AGRO
    • BR
    • Campo Grande
    • charge
    • JORNALISMO INVESTIGATIVO
    • Livro
    • MS
    • Mundo
    • Opinião
    • Seu Bolso
    © 2025 Todos os direitos reservados.

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.