Pesquisa do Instituto Ideia, divulgada pela revista Exame, mostra que Simone Tebet (MDB) não foi citada por nenhum eleitor brasileiro e ficou com 0%. O levantamento foi realizada de 6 a 9 deste mês, justo na semana em que a senadora foi oficializada como pré-candidata a presidente da República pelo MDB. O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) lidera todos os cenários, com vantagem de seis a 10 pontos sobre o presidente Jair Bolsonaro (PL).
[adrotate group=”3″]
Conforme o levantamento, apesar de não ter voto, Simone já tem rejeição de 9% dos eleitores. O instituto a incluiu apenas em um dos quatro cenários pesquisados. Em outros levantamentos, a senadora sul-mato-grossense variou em torno de 1%.
Veja mais:
Caciques exigem que Simone chegue a dois dígitos até março; veja repercussão da candidatura
Sem unir MDB, Simone critica Bolsonaro e diz há um “clamor de urgência” para salvar o povo
Simone fica em 6º e passa Mandetta pela primeira vez em pesquisa do Sensus/IstoÉ
Realizada com 1,2 mil eleitores de 6 a 9 de dezembro deste ano, a pesquisa tem margem de erro de 3% para mais ou menos. A advogada sul-mato-grossense também não pontuou na espontânea, onde Lula foi citado por 28%, seguido por Bolsonaro com 20%, Ciro Gomes (PDT) com 3%, o ex-juiz Sergio Moro (Pode) com 2%, o governador de São Paulo, João Doria (PSDB) com 1%. Outros candidatos somados chegaram a 1%.
No cenário 1, com todos os nomes cogitados, Lula tem 37%, Bolsonaro 27%, Moro 10%, Ciro 6%, Doria 4%, Luiz Felipe D’Ávila (Novo) 1% e Cabo Daciolo (Brasil 35) com 1%. O senador Alessandro Vieira (Cidadania) e Simone ficaram com 0%. Outros 10% dos eleitores vão votar nulo ou em branco, enquanto 3% se dizem indecisos.
Simone não é citada em outros três cenários. No cenário 2, Lula tem 38%, seguido por Bolsonaro com 32%, Ciro com 8%, Doria com 7%, branco e nulo somam 11%. No cenário 3, Lula tem 38%, Bolsonaro 30%, Moro 14%, Ciro 8%, nulos e brancos são 8% e não sabem, 2%.
No 4º cenário, o petista tem 42%, o presidente fica com 30%, Moro tem 11%, Ciro surge com 8% e Doria completa com 4%. Nenhum candidato a representar a 3ª via empolgou o eleitorado brasileiro. Lula e Bolsonaro somam 70% dos eleitores.
Embora não tenha voto nesta pesquisa, Simone é rejeitada por 9%, índice só superior ao de Alessandro (6%) e Felipe D’Ávila (6%). O líder da rejeição é Bolsonaro, com 48%, seguido por Lula com 40%, Doria com 22%, Moro com 21%, Ciro com 20% e Daciolo com 14%.
A pesquisa não deve desanimar Simone, que tem até março para se mostrar competitiva e continuar com respaldo da cúpula do MDB.