A senadora Simone Tebet (MDB) ficou em 6º lugar com 1,2% e superou, pela primeira vez, o conterrâneo Luiz Henrique Mandetta (DEM) na disputa da presidência da República, segundo levantamento do instituto Sensus, divulgado nesta sexta-feira (3) pela IstoÉ. Apesar de torcer por qualquer candidato da 3ª via, a revista aponta que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) teria mais dos 50% dos votos válidos e poderia vencer no primeiro turno se as eleições fossem hoje.
[adrotate group=”3″]
Realizada com 2 mil eleitores em 136 cidades de 24 estados de 24 a 26 deste mês, a sondagem tem margem de erro de 2,2%. Com os votos totais, Lula tem 42,6%, contra 24,2% do presidente Jair Bolsonaro (PL). Os dois também polarizam na espontânea, o petista tem 33,6% e o capitão 21,5%, o que mostra a cristalização da disputa entre ambos faltando menos de 10 meses para o pleito.
Veja mais:
Lula lidera com 37,26% em MS, contra 30,79% de Bolsonaro; Simone fica em 8ª na espontânea
Vencedor das prévias do PSDB, Doria elogia Simone e cogita senadora de MS como vice
Mandetta desiste de disputar presidência e MDB diz que oficializa Simone em dezembro
Entre os postulantes a representar a 3ª via, o ex-juiz Sergio Moro (Pode) apareceu com 7,5% e vem se consolidando na frente do ex-ministro da Integração Nacional, Ciro Gomes (PDT), com 5,3%.
Vencedor das atrapalhadas e surreais prévias do PSDB, o governador de São Paulo, João Doria não empolgou o eleitorado e ficaria com 1,8%, de acordo com a Sensus/IstoÉ. Simone Tebet surge em seguida, com 1,2%, e no empate técnico com o tucano, considerando-se a margem de erro de 2,2%.
Com a oficialização do seu nome como pré-candidata prevista para a próxima quarta-feira (8), Simone atropelou o ex-ministro da Saúde, com 1%. Mandetta teria desistido da disputa, segundo o presidente do PSL, Luciano Bivar. No entanto, após a desistência se tornar pública, o democrata deu entrevista à Globo News, para negar a desistência.
O curioso é que a emissora da família Marinho torce pelo ex-ministro. Ele até participou de um debate dos pré-candidatos a representar a terceira via, como Ciro e o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB). Como perdeu a prévia tucana, o gaúcho já deixou a corrida. Em queda nas pesquisas, Ciro pode ser o próximo, conforme aposta de políticos de esquerda e cientistas políticos.
Simone também fica na frente do presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD), com 0,3%, de Luiz Felipe D’Ávila (Novo), com 0,2%, e do senador Alessandro Vieira (Cida) com 0,1%.
Enquanto ensaia entrar na disputa para valer, a senadora ainda tem elogios públicos dos adversários, que sonham em tê-la como candidata a vice, por ser mulher e por ter “brilhado” na CPI da Covid no Senado. Moro e Doria cortejaram a emedebista, mas dependem da boa vontade da cúpula do MDB.