Sem dar o desconto de 54% determinado pela Agência Nacional de Transportes Terrestres no final de 2019, a CCR MS Via fechou 2020 com prejuízo de R$ 353,4 milhões, aumento de 542% em relação ao ano anterior. O resultado financeiro reflete o crescimento de 117,75% na despesa no ano passado, enquanto a receita teve aumento de 6,83% devido a pandemia da covid-19.
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A situação da CCR MS Via poderia ser pior. Graças à Justiça, a concessionária não só se livrou de pagar multa por não cumprir o contrato para duplicar a BR-163 em cinco anos, como não reduziu o valor do pedágio em 54,3%.
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Conforme o balanço financeiro de 2020, o faturamento teve crescimento de 6,83%, de R$ 291,8 milhões, em 2019, para R$ 311,8 milhões no ano passado. A receita com pedágio teve aumento de 0,32%, de R$ 291,3 milhões para R$ 292,3 milhões. O crescimento reflete o recorde na colheita da safra de soja, que elevou o movimento de carretas na rodovia no ano passado.
Em decorrência da pandemia, houve redução de 1 milhão no número de automóveis de passeio ao longo de 2020. A situação poderia ser pior, já que o movimento chegou a cair 50% no início da pandemia, nos meses de março e abril do ano passado. No total, o movimento de veículos cresceu 0,20%, de 44,171 milhões para 44,260 milhões.
O desequilíbrio ocorreu no aumento das despesas da concessionária, mesmo fazendo o investimento mínimo. De acordo com o balanço, a despesa total em 2020 somou R$ 653,7 milhões, contra R$ 300,2 milhões no ano anterior. O investimento teve aumento de 50%, mas foi mínimo, passando de R$ 26,4 milhões para R$ 39,9 milhões.
Ano | 2019 | 2020 | variação |
Receita | 291,883 milhões | 311,823 milhões | 6,83% |
Despesa | 300,251 milhões | 653,796 milhões | 117,75% |
Prejuízo | 55,048 milhões | 353,467 milhões | 542,10% |
O prejuízo de R$ 353,4 milhões acabou se tornando um dos maiores desde o início da concessão, em 2014. A empresa só cumpriu o primeiro item do contrato, que condicionava o início da cobrança do pedágio a duplicação de 10% da BR-163.
No ano passado, a CCR concordou em devolver a concessão da BR-163. O grupo já anunciou que vai participar da relicitação, confirmada pelo Ministério de Infraestrutura para 2022. O objetivo é ter a concessão sem a necessidade de investir uma fortuna na duplicação. A MS Via é contra duplicar toda a extensão da BR-163 entre o Mato Grosso e o Paraná.
As condições da concessão ainda estão sendo definidos pelo Governo Federal.